Iguatemi Campinas promove bate-papo com a jornalista e cerimonialista Claudia Matarazzo

Gafes no planalto

Gafes no Palácio

 O Iguatemi Campinas promove na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto, um bate-papo com a jornalista e cerimonialista Claudia Matarazzo. No encontro, fechado para convidados, Claudia, que é chefe do Cerimonial do Governo do Estado, falará sobre seu novo livro, Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder. O evento, para o qual foram convidadas 250 pessoas, acontecerá a partir das 19 horas no Teatro Brasil Kirin, localizado no terceiro piso do shopping, e contará ainda com coquetel e sessão de autógrafos. Estarei participando e registrando tudinho para contar pra vocês.

 Segundo a gerente de marketing do Iguatemi Campinas, Ana Paula Fontana Kurbhi, esse será o primeiro de uma série de eventos com personalidades do cenário cultural nacional, sempre abordando temas da atualidade, que o shopping pretende realizar no teatro, inaugurado no último mês de março.

 “Nosso objetivo é aproveitar a excelente estrutura do Teatro Brasil Kirin para trazer eventos diferenciados que atendam às expectativas de Campinas e região”, explica Ana Paula.

No livro, Claudia Matarazzo apresenta histórias curiosas e divertidas sobre a atuação do cerimonialista e as acrobacias que às vezes são feitas para resolver contratempos em eventos oficiais. Situações que servirão de pauta para o encontro no Iguatemi Campinas.

 Em seu dia a dia, a autora, que é paulistana, precisa preparar eventos e receber personalidades que incluem as mais altas autoridades nacionais e internacionais. Nesses casos, detalhes deixam de ser detalhes. Como especialista em etiqueta, nada pode escapar no que se refere a comportamento e cerimonial. Mas, por maior que seja o esmero para organizar recepções, as gafes acontecem.

 Já que é assim, porque não se divertir com algumas delas? Com o fino humor da autora, Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder (Editora Planeta, 224pp., R$ 29,90), partilha vários desses momentos com o leitor e mostra que é possível sobreviver à saias mais do que justas, presentes não só na vida de cerimonialista, mas também do cidadão comum.

 Como afirma autora, “atire a primeira pedra quem nunca quis se enfiar em um buraco por ter pisado na bola ou ter falado algo fora de hora.” O importante, ressalta, é “sobreviver ao momento. E seguir em frente com elegância”.

 Segundo lançamento de Claudia pela Planeta neste ano (o primeiro foi Etiqueta sem frescura, em fevereiro), Gafes no Palácio não é um livro sobre mancadas políticas ou sobre políticos, e sim sobre os bastidores do poder, com histórias inusitadas, constrangedoras e também muito divertidas.

 O livro traz histórias reais vividas ao lado dos ex-governadores José Serra e Alberto Goldman e do atual governador Geraldo Alckmin, envolvendo presidentes, primeiros-ministros, o imperador do Japão e até do Papa Bento XVI. Na recepção do Papa, por exemplo, as autoridades brasileiras quebraram o protocolo coletivamente: todos usaram gravatas vermelhas, única cor não recomendada na presença do Sumo Pontífice. Essa e outras fotos estão em um encarte especial que ilustram os relatos.

 O bate-papo com Claudia Matarazzo no Iguatemi Campinas conta com o apoio da Livraria Cultura, Teatro Brasil Kirin e Antonia Maria Zogaeb – Relações Públicas.

claudia-matarazzo gafes

 Sobre a autora

 Claudia Matarazzo é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero. Recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, apresentou programas de emissoras de rádio e televisão e trabalhou em revistas como Manequim, Playboy, Elle, Você S/A e Chiques e Famosos.

Atualmente, é chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, onde, entre outras autoridades, recebeu Sua Santidade, o papa Bento XVI, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Claudia é também colunista da revista Metrópole, publicada aos domingos no jornal Correio Popular, de Campinas (SP), e do jornal A Tribuna, de Vitória (ES).

One Reply to “Iguatemi Campinas promove bate-papo com a jornalista e cerimonialista Claudia Matarazzo”

  1. meu nome e Rudiclel trabalho com buffet e bar tender equipe caso prescise
    me contate !!!! obrigado e ate breve
    ,,,parcelamos o evento em ate 18 vezes no pag seguro
    a certeza do trabalho feito ou seu dinheiro de volta
    site rudiclel.com tel (988692289)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*