Padre Haroldo Rahm celebra 95 anos no próximo dia 22 de fevereiro

Padre jesuíta também comemora 50 anos de sua chegada ao Brasil, com a marca de mais de 70 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto Padre Haroldo e mais de dez organizações e movimentos fundados por ele.

Padre Haroldo

Padre Haroldo Rahm

Pessoal, no próximo dia 22 de fevereiro, Padre Haroldo Rahm, conhecido internacionalmente por grandes feitos e obras sociais, muitos relacionados ao tratamento da dependência química, comemora 95 anos de idade. Para celebrar esta data, entidades por ele fundadas prometem um grande evento. No dia 23, domingo, em Campinas, o sacerdote deve receber cerca de mil pessoas, entre amigos, autoridades e voluntários para uma grande celebração. O evento é restrito a convidados.

 Há 50 anos no Brasil, o padre jesuíta norte-americano Harold Joseph Rahm, naturalizado brasileiro, é fundador do Instituto Padre Haroldo, tendo beneficiado mais de 70 mil pessoas e atende, hoje, a mais de 800 pessoas diariamente. Ele também é fundador de mais de dez entidades filantrópicas, grupos e movimentos de religiosidade, que têm como objetivo comum difundir o amor, a educação, a prevenção, tratamento da dependência química e a inserção social, bem como vivências de espiritualidade católica e ecumênica.

Padre Haroldo veio ao Brasil em 1964 para ser um missionário. Logo após sua chegada, em 1967, o sacerdote criou, com uma equipe do cursilho de cristandade e voluntários, o Treinamento de Lideranças Cristãs (TLC), um movimento da Igreja Católica direcionado para a juventude. Nesses mais de 40 anos, milhões de pessoas foram beneficiadas pelo apostolado do TLC direta e indiretamente. O TLC se espalhou pelo Brasil, e também está presente na Itália, formando lideranças cristãs e atuando em obras sociais. Nos anos 70, Padre Haroldo fundou o primeiro grupo do NA (Narcóticos Anônimos) de Campinas e o primeiro grupo do NATA (Núcleo de Apoio para Toxicômanos e Alcoólatras) do Brasil.

Em 1978, o jesuíta, com a ajuda de voluntários, criou a Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), e esta entidade seria uma das primeiras Comunidades Terapêuticas do Brasil. Reconhecida em Nova York, durante a 23ª Conferência da WFTC (World Federation of Therapeutic Communities) como uma das três melhores Comunidades Terapêuticas do Mundo, a APOT recebeu, em 2006, o Prêmio Harry Scholl Award. Atualmente a APOT passou a ser o Instituto Padre Haroldo.

Em 1983, Padre Haroldo inaugurava, com um grupo de voluntários, um novo projeto, o Amor-Exigente, programa que desenvolve preceitos para a organização da família. O programa baseia-se na prática dos 12 princípios básicos e éticos da Espiritualidade Pluralista nos grupos de auto e mútua-ajuda. Por meio de seus mais de mais de 11 mil voluntários, o Amor Exigente sensibiliza as pessoas quanto à necessidade de mudança em suas vidas e no mundo, a partir de si mesmas. Atualmente, o movimento realiza cerca de 100 mil atendimentos por mês, por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 800 grupos no Brasil, 3 na Argentina e 14 no Uruguai.

Em 1990, junto com o Professor Saulo Montserrat, fundou a Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), que ministra cursos de conhecimento técnico a equipes de trabalho das comunidades terapêuticas e a pessoas que trabalham com programas de prevenção ao uso de drogas, entre escolas, órgãos públicos governamentais, associações religiosas e grupos de mútua ajuda, entre outros.

Em 1993, foi criado, a partir de um trabalho iniciado por Padre Haroldo Rahm, o Cepromm (Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada), que hoje é referência em Campinas em ações de prevenção e intervenção às diversas manifestações de violência.

Além dessas, outras inúmeras obras e cursos foram criados por Haroldo Rahm, com o intuito da transformação do ser e do despertar para a vida. Ele foi também responsável pela fundação do Centro Kennedy, um centro profissionalizante que já propiciou condições para milhares de pessoas mudarem suas vidas através da certificação profissional; além do início da Renovação Carismática Católica no Brasil, junto com Padre Eduardo Dougherty; pelos cursos de Sadhana, com uma equipe de leigos e pelos cursos de Relaxamento e Yoga Cristã, entre outros. Em sua trajetória, Padre Haroldo também fundou duas paróquias nos EUA e três em Campinas, Igreja de São Pedro Apóstolo, Igreja Nossa Senhora de Pompéia e São José Operário.

Incansável, encabeçou a campanha da fraternidade 2001 “Vida sim, drogas não”, a fundação da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica e o movimento ecumênico para prevenção ao uso de drogas “Fé na Prevenção”, que foi transformado em um livro editado pela SENAD (Secretaria Nacional para Políticas sobre Drogas).

Com todos estes projetos e entidades, o jesuíta é referência quando se fala em promoção humana, cuidado e amor com o indivíduo e com a família e na prevenção à dependência química.

Instituto Padre Haroldo

Padre Aroldo

Em parceria com a Fundação FEAC, o Instituto Padre Haroldo está sediado em um terreno em comodato, cujos prédios foram construídos por empresários e voluntários.  A entidade é beneficente e sem fins lucrativos, e atende atualmente a quase 800 pessoas por dia. Estima-se que foram beneficiados por esta obra mais de 70.000 pessoas em seus 36 anos de atividades.

Na época de sua fundação, em 1978, a entidade atuava na recuperação de homens com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas psicoativas. Este trabalho começou na Fazenda do Senhor Jesus, onde hoje é a Comunidade Terapêutica Homens Adultos, e foi o precursor do programa Despertar para a Vida, que atualmente também presta atendimento a mulheres. Este Programa também atende, dentro da Clínica Padre Haroldo, em regime de ambulatório, a pessoas e grupos interessados em atendimento psicológico. Passam mensalmente pelos serviços deste Programa cerca de 180 pessoas e suas famílias.

Em 1989, Padre Haroldo deu início, dentro da APOT, ao programa Meninos de Rua, precursor do que é hoje o programa Além da Rua que atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas. O projeto possui casas de acolhimento institucional para adolescentes e adultos em situação de rua e risco pessoal e social. O mais novo serviço deste Programa é o Circolando, que desenvolve educação social em bairros de alta vulnerabilidade com uma equipe de educadores, psicólogos e assistentes sociais.  Este programa atende a mais de 180 indivíduos e suas famílias.

Em 1995, o Instituto criou o programa Aprender Mais, que desenvolve atividades de Prevenção e Iniciação Profissional , oferecendo oficinas socioeducativas e cursos de iniciação profissional a 180 crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.

Hoje, o Instituto Padre Haroldo desenvolve trabalhos relacionados aos cuidados com a saúde, educação, arte, esportes, inserção social e no mercado de trabalho, além de oportunidades de vivências de espiritualidade para todas as faixas etárias. Com o lema “Amar e servir promovendo a vida” com alegria, o Instituto Padre Haroldo Rahm sempre busca envolver a família em seus trabalhos de educação, prevenção, recuperação e acolhimento de pessoas em situações de sofrimento.

 Breve Histórico dos feitos do Padre Haroldo Rahm

1919- Nasce Harold Rahm, Tyler – Texas/EUA

1942- Funda o Berchmans Athletic club,  Alabama/EUA

1950- Ordenação como sacerdote jesuita

1952- Funda e conduz o “Our Lady’s Youth Center” , El Paso/EUA

1953- Funda duas paróquias nos EUA

1964- Chega a Campinas/Brasil

1964 – Fundou a Paróquia da Igreja de São Pedro Apóstolo em Campinas

1966- Fundou a Paróquia da Igreja Nossa Senhora de Pompéia em Campinas/Brasil

1965- Fundação do Centro Kennedy

1966- Fundação do TLC

1975- Início da Renovação Carismática Católica no Brasil

1978- Fundação da APOT e Comunidade Terapêutica na Fazenda do Senhor Jesus.

1983- Fundação da Paróquia São José Operário, Campinas/Brasil

1984- Início do Amor-Exigente

1988- Co-fundação da WFTC e FLACT (Federação Mundial e Latino Americana de Comunidades Terapêuticas)

1989- Padre Haroldo inicia o Programa “Meninos de Rua” no Terminal Central de Campinas.

1990- Fundação da FEBRACT

1995- Criação do Programa de Prevenção para adolescentes, jovens e seus familiares, hoje denominado Programa Aprender Mais.

1997- O Instituto passa a atender adolescentes no modelo de Comunidade Terapêutica.

1998- O Instituto Padre Haroldo abre a Clínica e dá início ao trabalho ambulatorial.

1998- Início da Pastoral da Sobriedade

2008- Criação dos cursos “Yoga de Cristo”

2009- O Instituto assume os serviços de acolhimento institucional de adolescentes em parceria com a Prefeitura de Campinas e cria o Programa Além da Rua

2013- O Programa Além da Rua inaugura uma casa de passagem para moradores de rua adultos com atendimento para ambos os sexos.

2013- Início do Projeto Circolando, um serviço inovador de educação social, prevenção, cuidado e pesquisa que conta com uma equipe psicossocial e educadores que atuam de forma itinerante em bairros de alta vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*