GRÉCIA – TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO

Zeus Deus dos Deusses

Zeus Deus dos Deuses

Pessoal, a sonhada Grécia é um verdadeiro prazer para os sentidos. Em poucos lugares o passado, o presente e o futuro estão em harmonia como lá. O resultado de tudo isso é um país que o tempo todo renova a sua cultura.

Eu realizei o meu grande sonho de conhecer Atenas, o berço da nossa civilização. Vou relatar tudinho do que vivi lá para vocês, num post que ja está quase pronto! Vocês vão se encantar com a linda Atenas!

Eu sou apaixonada pela Mitologia Grega e curti muito essa viagem em todos os sentidos. Hoje me deu vontade de falar sobre o tempo de Zeus Olímpico. Eu visitei e fiquei encantada com toda história e com a energia que o lugar transmite. A Grécia é energia pura! 

O Templo de Zeus fica no Centro de Atenas. É o maior templo da Grécia e foi iniciado no secúlo 6º a.C. por Pisistrato, mas abandonado por falta de fundos. Outros líderes quiseram completá-lo, mas essa missão foi deixada para Adriano, que finalizou o trabalho em 131 d. C. No total, foram mais de setecentos anos de construção.

Adriano, Além de ser imperador de Roma, era um humanista e admirador da Cultura Grega em todos os sentidos. Durante seu reinado, viajou para quase todas as províncias do Império. Um ardente admirador da Grécia, ele procurou fazer de Atenas a capital cultural do império e ordenou a construção de muitos templos opulentos na cidade.

Ronienfoque21Ronienfoque12

Vocês conhecem a Historia de Zeus?

O Deus maior da mitologia grega Zeus foi o Deus dos Deuses, soberano do Monte Olimpo, Deus do céu e do trovão, na mitologia grega. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o cavalho. Os artistas gregos em suas esculturas procuravam mostrar seu deus em poses eretas, com um raio na mão direita erguida ou em outras esculturas, sentado numa pose majestosa.

 Zeus, filho do titã Cronos e da titânide Rea. Cronos, que reinava no universo, foi advertido por um oráculo que um de seus filhos iria destroná-lo. Passou, portanto, a devorar sua prole, logo após o nascimento. Ao dar a luz ao sexto filho, Rea resolveu salvá-lo da determinação paterna por meio de um ardil. Escondeu o menino e deu a Cronos uma pedra envolvida em fraldas, do tamanho do recém-nascido. Cronos engoliu a pedra e Zeus sobreviveu.

Há várias versões da lenda do nascimento de Zeus. Segundo a maioria delas, ele nasceu na ilha de Creta, num monte que pode ter sido o Egeon, o Dicte ou o Ida. Foi criado por semideuses e por ninfas, tendo sido amamentado por uma cabra chamada Amalteia, cujo couro, depois de morta, revestiu o escudo de Zeus, conhecido como égide.

Ao tornar-se adulto, Zeus resolveu conquistar o trono de seu pai, ao qual deu de beber uma droga que o fez vomitar os outros filhos anteriormente engolidos: Deméter, Hera, Héstia, Hades e Poseidon. Juntos, os irmãos enfrentaram Cronos e os outros titãs, contando com a ajuda dos Cíclopes e dos gigantes Hecatônqueires, que Zeus havia libertado do Tártaro, região situada nas profundezas do mundo, abaixo do próprio inferno.

Ronienfoque20 Ronienfoque22 Ronienfoque22Ronienfoque19 Ronienfoque18 Ronienfoque08Ronienfoque15 Ronienfoque06Ronienfoque16 Ronienfoque13 Zeus5Ronienfoque04 Ronienfoque02 Zeus6ronienfoque11

Arco de Adriano

Arco de Adriano, construido 132 d.C.  as inscrições mostram que servia como divisória entre cidade antiga e cidade romana. No friso oeste, lê-se: “Está é Atenas, a antiga cidade de Tessel” enquanto o friso sul diz “Está é cidade de Adriano, e não de Tessel”

Os poderes do Universo

Após um combate feroz do qual saíram vitoriosos, Zeus e seus irmãos sortearam entre eles os poderes sobre o universo. Desse sorteio, resultou que o mar se tornasse domínio de Poseidon e o inferno (entendido como o mundo subterrâneo), de Hades. A Zeus coube o céu e a soberania entre os demais deuses. Houve algumas tentativas de revolta contra Zeus, mas ele sempre conseguiu derrotar os rebeldes. O topo do monte Olimpo tornou-se o palácio do rei dos deuses.

Zeus casou diversas vezes. Suas esposas foram Métis, Têmis, Dione, Eurínome, Mnemosine, Leto, Deméter e Hera, sendo essas duas últimas suas irmãs. A união com Hera foi chamada de “sagrada”, por ter sido a definitiva. Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas. Desse grande número de esposas e amantes nasceram filhos divinos (entre os quais Atena, Apolo, Afrodite, Ártemis, Ares e Perséfone) e semidivinos (entre eles, Héracles, Tântalo, Aquiles, Ájax e Helena). Insaciável, Zeus não se limitou a mulheres, tendo raptado também o belo troiano Ganimedes. Zeus era o Júpiter dos romanos.

Fotos exclusivas do Blog Ronienfoque

Fonte: Guia Lonely planet da Ed, Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*