Kombi – Comercial de Despedida que está emocionando o Mundo

Como todos sabemos a  Kombi  deixou de ser fabricada em dezembro de 2013, a Volkswagen lançou na quinta-feira um minidocumentário com o último desejo do veículo.

Produzida no Brasil desde 1957, a Kombi leva para a história um recorde: foi o veículo de maior longevidade da indústria automobilística mundial. Mais de 1,5 milhão de unidades foram fabricadas desde então. Inclusive, a ‘Velha Senhora’ tem uma curiosidade: foi produzida primeiro que o carro-chefe da marca até o começo dos anos 80, o Fusca. Utilitário não pode ser produzido a partir deste ano por não possuir airbag e ABS.

O fim da Kombi começou em agosto de 2013 e foi marcado por muita polêmica no mês passado. A Volkswagen programou uma despedida especial, com direito a uma série limitada, a Last Edition, evento na fábrica, hotsite com histórias dos fãs e campanha de marketing com os últimos desejos da Kombi.

A Kombi Last Edition foi lançada com apenas 600 unidades, com pintura retrô azul saia e blusa, bancos de vinil, cortinas, acabamento luxo e plaquetas numeradas no painel. Tudo isso com o preço salgado de R$ 85 mil. O alto valor não assustou colecionadores e logo a Volkswagen teve que dobrar a série para 1200 unidades.

“Quando anunciamos a Last Editon foi um fenômeno mundial. Tivemos pedidos dos cinco continentes. No início acreditamos que 600 seriam suficientes, tivemos que dobrar e ainda temos demanda para muito mais. Isso justifica o preço mais alto que a versão branca; temos mais de 5 mil interessados. Mas, além disso, se você ver o equipamento e o amor que colocamos, justifica o valor”, afirma Jochen Funk, diretor da Volkswagen.

Para a Kombi, porém, representou o fim de uma era. A Volkswagen não possui substituto para o modelo. Na Europa, existe o Transporter T5, uma espécie de tetraneta da Kombi, mas que chegaria com preço muito alto no Brasil. Sem o veículo, modelos como a minivan CN Auto Topic e outras chinesas podem ser a solução para transportar mais de 7 pessoas. Para cargas, as opções ficam com Fiat Fiorino, Dòblo Cargo, Peugeot Partner e Renault Kangoo.

No final do ano passado um grupo de operários da VW postou nas redes sociais fotos do que seria a verdadeira última Kombi fabricada no mundo. Colecionadores comentam que a unidade standard custará muito mais que as séries limitadas. Um outro modelo recebeu uma plotagem na lateral, no estilo saia e blusa, com fotos de todos os trabalhadores da linha de montagem da Kombi.

Confiram algumas fotos:

kombi

kombi2 kombi8 kombi7 kombi3 kombi4 kombi5 kombi6

One Reply to “Kombi – Comercial de Despedida que está emocionando o Mundo”

  1. SÓ EM VER O COMENTÁRIO DA KOMBI SAIR DO MERCADO, SINTO UM NÓ NA GARGANTA…
    APRENDI A DIRIGIR EM UMA KOMBI 1966, PRIMEIRO VEÍCULO QUE ENTROU NA FAMILIA!POSSUIMOS ANO 1973, 1978 , E AGORA POSSUO UMA 2009, MAS JÁ SINTO SAUDADES DA KOMBI, POR SABER QUE NÃO IRÃO MAIS FABRICÁ-LA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*