Óbidos uma Cidade Medieval em Portugal

Óbidos uma Cidade para se encantar.

Óbidos uma Cidade para se encantar.

Pessoal, a muito tempo eu quero falar pra vocês de Óbidos uma cidadezinha medieval que está localizada a cerca de 80 quilómetros a norte de Lisboa.

Eu Tenho alguns amigos que conheceram e falam muito bem desse lugar aonde a pressa não existe. Muitos dizem que 2 a 3 horas é o suficiente para conhecer óbidos, mas acho isso impossível pra mim que adoro uma história e gosto de curtir intensamente os lugares que visito. O passeio é bem fácil pode ser feito num bate e volta apartir de lisboa.

Pelas fotos de amigos, e pesquisando mais sobre óbidos, percebo que ela me lembra um pouco a linda e histórica cidade de Tiradentes em Minas Gerais.  Adoro esse tipo de cidade.

Óbidos é para quem gosta de rua de chão de pedra, Casarões históricos e belos castelos. Uma paisagem exuberante. Uma pacata vila histórica medieval cercada por muralhas do tempo da ocupação dos Mouros, é super interessante andar pelas ruelas estreitas e descobrir os azulejos, pinturas e obras de séculos passados.

A cidade é muito turística então tem muitas lojinhas, restaurantes e pousadas.E sempre ande com cuidado, pois como a cidade é um patrimônio protegido, é proibido fazer muitas intervenções e por isso há lugares que são mais perigosos e escorregadios, está muito bem sinalizada, mas tem que ter atenção.

O Vilarejo sempre foi pomposo e gostumava se rpresente de casamento das rainhas portuguesas.Faziam parte do dote.

A cidade apesar de minúscula tem diversas opções de hospedagem incluindo o Castelo de Obidos que virou hotel de charme e é patrimonio nacional.

São duas ruas principais e diversas transversais.Todos dizem que ao chegar em Obidos, ao cruzar o arco chamado Porta da Vila, não dá pra pensar em correria e sim curtir intensamente essa linda cidadezinha.

medieval7 castelo medievala1 medievala2 medieval2 medieval4 medieval6 medievala3 medieval1 medieval5

Algumas recomendações:

  • Não iria em dia de chuva, pois tem que andar pelas estreitas ruas de pedras e com a chuva ficam ainda mais escorregadias.
  • Uma ótima época é durante o Festival do Chocolate de Óbidos, muito conhecido. 
  • Visitar o Castelo do século XII, a Igreja de São João Baptista, a Porta da vila, a Rua Direita, a Igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santa Maria, o Pelourinho e Telheiro
  • A famosa Ginja de Óbidos no copo de chocolate, é um licor da fruta Ginja que tem um sabor muito parecido com o da cereja. Custa algo como 1,50 euro o copinho, não esqueça de levar 1 garrafa para casa!
  • Não deixe de conhecer o restaurante Casa das Senhoras Rainhas
  • Restaurante Pousada do Castelo

Como chegar a Óbidos

De Lisboa
Fica a 8okm

De automóvel: Em direcção Lisboa – Leiria, tome a A8 e deixe a auto-estrada na saída 15. O tempo de viagem demora cerca de 40 a 50 minutos.

De ônibus: Em média, um bilhete de autocarro (Lisboa – Óbidos). Consulte o seguinte endereço para detalhes e horários: http://www.rodotejo.pt/pesquisa_servicos.php

Táxi: Uma viagem de táxi (Lisboa – Óbidos)  Em Óbidos, encontra uma praça de táxis junto à Porta da Vila (entrada principal de Óbidos).

Trem: Existe a parada do trem em Óbidos. No entanto, a estação não se encontra no centro da vila, sendo esta afastada do seu centro.

Distancias de Óbidos

DO PORTO
Fica a 245km
Por Automóvel: Do Porto, tome a A1 até Leiria. Em Leiria tome a A8.
DE COIMBRA
Fica a 150km
DE FÁTIMA
Fica a 85km

Mais informações sobre Óbidos; http://www.cm-obidos.pt/events/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*