Creme Brulée Tradicional

Receita Delicious

Receita Delicious

Pessoal, atendendo a pedidos a receitinha de hoje é de um saboroso Creme Brulée. Eta sobremesa maravilhosa. Adoro! Vocês também gostam de Creme Brulée?

Os Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livroNouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massiolot, publicado em 1961.

A receita era à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada.

Então vamos a essa saborosa receitinha.

1463671_10202640985855712_7136043954958963823_n Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 4 gemas
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Açúcar para caramelizar

Modo de Preparo:

Aqueça o leite em uma panela com o creme de leite fresco e o açúcar até a temperatura em que seja possível ficar com o dedo dentro, sem ferver.

Em uma tigela, coloque as gemas, a essência e junte a mistura de leite quente. Misture até que fique homogêneo e distribua em ramekins.

Leve para assar no forno baixo em banho-maria por aproximadamente 25 minutos ou até que fique firme.

Para caramelizar, coloque o açúcar por cima e caramelize com maçarico. Pode-se usar também a salamandra do forno ou até fazer um caramelo fora, espalhar numa superfície lisa e fria para que fique duro e, em seguida, quebre e salpique sobre o creme. IMG_8145-21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*