Mosteiro de São Bento em Vinhedo

IMG_5458

Pessoal, recentemente, eu estive passeando pela cidade de Vinhedo e aproveitamos a oportunidade para ir num lugar que eu adoro que é o Mosteiro de São Bento. Um lugar maravilhoso, de muita paz, tranquilidade e oração.

Faz um bem imenso pra gente desligar um pouco da vida agitada e ir passear num lugar repleto de verde, pássaros por todos os lados, sinos tocando e cantos gregorianos. Um verdadeiro encontro com Deus, repleto de muita paz, tranquilidade e harmonia. Sempre que possível gosto de ir passar o fim de tarde lá! Sem falar no por do sol que é belíssimo pois fica num lugar bastante alto da cidade.

Eu recomendo um fim de tarde nos jardins do mosteiro de São Bento. Vocês vão se encantar!

DSC02586

DSC02581

Vinhedo é conhecida nacionalmente, muito em função da Festa da Uva. Porém, a visita pela cidade deve começar por suas relíquias históricas. Entre elas o Mosteiro de São Bento. Com mais de 365 anos, o lugar abriga monges que fizeram morada na Fazenda Bela Vista, onde vivem até hoje. Depois de serem obrigados a deixar Santos pelos militares alemães, encontraram refúgio no Interior e, através de doações da comunidade local, construíram as instalações e a igreja.

DSC08608 DSC08605 DSC08621

DSC02565

O Mosteiro não é apenas um ponto turístico, mas também um espaço religioso aconchegante para o corpo e a alma.  A fazenda dispõe de um espaço verde enorme e assim como deseja o monge, transmite paz e tranquilidade.

A entrada foi construída em forma de H, que significa humanidade e traz os dizeres em latim Ora et labora, que significam oração e trabalho. A rotina dos monges é regrada e com muita oração. O ritual acontece cinco vezes por dia e a primeira é feita logo cedo, às 5h30. O trabalho se dá por toda parte, desde a administração, limpeza, os cuidados com as casas, com o terreno e o atendimento de hóspedes. Os três principais mandamentos dentro do Mosteiro. Em primeiro lugar, vem a oração, em segundo o silêncio e o acolhimento.

DSC08636 IMG_5348

Quem quiser conferir e conhecer, são realizadas missas abertas ao público todos os dias. Aos domingos, a liturgia tem canto gregoriano, e é também o dia em que tocam o órgão de 904 tubos, construído especialmente para o templo. Aos finais de semana, é possível comprar pães e bolos e ainda visitar ou se hospedar no retiro espiritual Siloé, com acomodações, refeitório e loja de artigos religiosos.

Nesse dia também aproveitamos para saborear a culinária de Vinhedo. Fomos almoçar no Restaurante Maria Zabbé que tem uma comida muito saborosa e sem falar no ambiente que  é bastante agradável e acolhedor.

DSC08597 DSC08601 IMG_5332 IMG_5333IMG_5403IMG_5459

http://instagram.com/p/9RnBMsugaU/

Endereços:

Mosteiro de São Bento de Vinhedo – Rua do Observatório, nº138

Restaurante Maria Zabbé – Rua das Andorinhas, 297 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*