Livro – A arte de dar Limites

d37bccc82ec0a1af8706666b3bb478e9

Pessoal, o fim de semana se aproxima e hoje é dia de dicas de bons livros no blog.

Venho falar de um livro muito bacana, sugerido por uma amiga que está lendo e aplicando com os filhos e está gostando bastante.  A arte de dar Limites. Funciona viu gente!

A Grande parte da nova geração de crianças e adolescentes tem dificuldade em aceitar que existem limites pessoais e coletivos. Como mostram os casos reais discutidos neste livro, um permanente desafio dos pais é dar limites e preparar os filhos para a vida.

Valendo-se de exemplos e de pesquisas internacionais, o psicólogo Luiz Hanns aponta as razões dessa dificuldade e propõe um modo inovador de educar: a educação pensada.

Diferente da tradicional educação corretiva, a educação pensada – apresentada neste livro através de histórias reais e de exercícios para pais e filhos praticarem em casa – introduz um sistema maior de limites e estímulos que permite obter mudanças profundas de atitude.

Antecipa e, quando necessário, corrige problemas, ensinando crianças e adolescentes a lidarem com a vida.

Um modo de educar transformador não só para os filhos, mas também para os pais.

88123_gg

Você já deve ter notado que é mais fácil dar limites a algumas crianças que a outras (talvez o filho do seu vizinho ou seu outro filho “dê menos trabalho” que o irmão). Também pode ter viajado a outros países e percebido que em alguns lugares esse tema nem é discutido (e as crianças lhe pareceram todas bem-comportadas).

É possível também que tenha notado que em certas classes sociais os filhos parecem menos mimados e mais respeitosos. O que há de especial nesses casos? Por que alguns filhos parecem mais difíceis de enquadrar do que outros? E por que milhares de famílias se queixam das dificuldades para dar limites (assunto que é tema de artigos em revistas, livros e palestras) e outros milhares de famílias não?

Será que essas diferenças entre crianças, famílias e culturas nos ensinam alguma coisa sobre dar limites? O que podemos aprender com a genética, com as famílias e com as sociedades a esse respeito?

Gostaram dessa dica?

Bom fim de semana a todos

IMG_6400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*