Azeite Trufado requinte ao paladar

IMG_2434

Pessoal, o requintado azeite trufado  é um azeite normal aromatizado com trufa negra ou tartufo ou então com trufa branca!

Trufa negra é um cogumelo subterrâneo encontrado perto das raízes de algumas árvores como castanheiras e carvalhos, com um aroma muito agradável, a produção é praticamente toda européia.

As trufas são objeto de desejo dos grandes Chefs nacionais e internacionais mas como já chegaram ao Brasil, podemos comprar nos melhores supermercados, empórios e lojas de especiarias. Podemos comprar também manteiga trufada, pasta trufada, a trufa em pó e a própria trufa. Podemos usar em omeletes ou ovos mexidos para um café da manhã especial!

Uma boa dica é o pão com azeite trufado. Use o azeite trufado em um pão italiano de preferência morno e um pouquinho de sal. Coloca-se um fio de azeite trufado no pão. Fica divino!

Vale ressaltar que o azeite trufado é utilizado apenas para finalização dos pratos. Nunca utilizando durante o processo de cocção porque a trufa é muito volátil, seu aroma se perde totalmente quando em contato prolongado com o calor.

Trufa Branca crescem e se desenvolvem no subsolo em simbiose com alguns tipos de árvores, de forma similar a um tubérculo. São encontradas somente numa área restrita da Itália Central, na região do Piemonte, e da Toscana, e em algumas regiões da Áustria. Também é conhecida como Trufa Branca de Piemonte e Trufa D´Alba. Esta combinação é uma especialidade gastronômica ideal para a elaboração de massas, arroz, risotos, carnes e sopas.

azeite_trufa_branca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*