O que é e o que faz um Coach?

O-que-é-que-faz-um-Coach

Hoje em dia estamos ouvindo falar muito em coach é a nova e promissora profissão do momento. Encantada com esse mundo coaching!

COACHING é a profissão que vem da palavra coach, que em inglês significa treinador.  Em síntese, o coach é o profissional que define os objetivos e traça as metas visadas pelos clientes, avalia suas forças e fraquezas, bem como define os pontos que contribuem e os que impedem a realização do projeto, tanto no cliente, como no cenário que ele está inserido, a fim de definir um plano que alcance os objetivos desejados.

O que é e o que faz um Coach?

 A essência do Coaching está em fornecer suporte para que o indivíduo aprimore, se transforme e evolua.

Todo indivíduo pode se tornar quem ele quiser através de seu potencial infinito, que, se usado plenamente, promove resultados extraordinários em todos os aspectos de sua vida, seja pessoal ou profissional.

Mesmo com essa força realizadora inerente, a maioria das pessoas não conseguem acessa-la, devendo-se principalmente pela falta de autoconhecimento.

Nesse sentido, entra em cena o profissional que tem como missão auxiliar estas pessoas a encontrarem a si mesmo, bem como suas potencialidades, para que despertem suas melhores versões – o Coach.

Todo o profissional deve ter como um de seus princípios básicos a boa comunicação dentro da empresa

Todo o profissional deve ter como um de seus princípios básicos a boa comunicação dentro da empresa.

O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (Coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.

A essência do Coaching está em fornecer suporte para que o indivíduo aprimore, se transforme e evolua. Assim como, auxilia-o a seguir na direção certa para seu estado desejado. O processo de Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

O Coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. Um profissional de Coaching deve ter primeiramente, uma formação de capacitação que contenha carga horária mínima de 80 horas, além de reconhecimento e certificação de credibilidade.

O processo de Coaching é realizado em sessões (encontros/reuniões) sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais. O profissional aplica técnicas, ferramentas e perguntas poderosas para mobilizar seu cliente (Coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados. O objetivo é maximizar a performance do indivíduo como um todo, na vida pessoal e profissional.

Coaching-Vida

Nichos de atuações do Coach Profissional

Cada pessoa sente necessidade de mudança em um campo específico de sua vida, seja por algum problema existente ou simplesmente pelo desejo de ter melhores resultados no aspecto em questão.

Para atender de maneira precisa e efetiva cada perfil de Coachee e suas prioridades, existem diversos tipos de processos de Coaching, em que o Coach (profissional) pode se tornar especialista. Geralmente, o Coach opta em atuar no nicho em que possui maior afinidade, motivação, e principalmente, domínio técnico e prático em determinado assunto.

Veja abaixo alguns exemplos de modalidades de Coaching. Podemos dividir em 2 grandes esferas – Coaching Pessoal e Business Coaching. Confira:

Entre as especialidades do Coaching Pessoal estão:

• Coach de Relacionamentos;
• Coach de Inteligência Emocional;
• Coach Financeiro;
• Coach Espiritual;
• Coach de Emagrecimento;
• Coach Esportivo.

Entre as especialidades do Business Coaching estão:

• Coach Corporativo;
• Coach de Performance;
• Coach de Carreira;
• Coach de Equipes;
• Coach de Liderança;
• Coach de Vendas.

Fonte: IBC Instituto Brasileiro de Coaching

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*