Galleria Shopping apresenta exposição sobre Tarsila do Amaral

IMG_0304

Celebrando os 130 anos de nascimento da mais importante pintora brasileira, mostra inédita na região de Campinas reproduz as telas mais conhecidas da artista e apresenta um pouco de seu estilo exótico, com joias e roupas exuberantes.

O Galleria Shopping, em Campinas, promove de 18 de agosto a 4 de setembro a exposição “Universo de Tarsila”, inédita na região. Por meio de três obras originais, réplicas de obras e objetos especialmente cedidos pela família da artista, a mostra apresentará ao público o universo intimista da mais importante pintora brasileira no ano em que se comemora o seu 130º aniversário de nascimento, a ser completado em 1º de setembro.

Desenhada especialmente para levar os visitantes a conhecer a pintora modernista de maneira pessoal e inédita, a exposição proporciona uma viagem pelo tempo e pelo espaço na qual podem ser visitados cenários que retratam os aposentos da artista e o local onde Tarsila buscava inspiração para a criação de seus quadros.

IMG_0289

Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista, a exposição será constituída por dez estações cenográficas, cinco delas sensoriais, as quais possibilitam a interação lúdica do público com as instalações. “Universo de Tarsila” terá ainda uma parede sensorial inclusiva, com duas réplicas de obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeoem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

A atmosfera de São Paulo em 1928 se transfere para o primeiro piso do Galleria Shopping, em cenário que reproduz compeças originais, obras de arte, objetos pessoais e móveis, a atmosfera intimista do universo de Tarsila do Amaral. No cavalete, um estudodo Abaporu, ainda inacabado, criado para presentear seu marido, Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

Na área chamada de Intimista estão alguns dos objetos de uso pessoal da pintora, com destaque especial para seus binóculos de ópera, réplicas de suas joias, incluindo o anel de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, é possível sentir ainda o aroma do seu perfume favorito, MomentSupreme, de Jean Patou. Todas as peças e objetos pessoais fazem parte do acervo da família de Tarsila e foram cedidos especialmente para a exposição.

Tarsilinha do Amaral na instala+º+úo do quadro Abaporu

No setor Interativo, reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitem que os visitantes da exposição entrem e participem dos quadros. Aqui, o público poderá repetir a pose de Abaporu; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro A Floresta, ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do Manacá. As fotografias serão não só permitidas, como bem-vindas em todas as estações.

A exposição “Universo de Tarsila” poderá ser visitada gratuitamente no primeiro piso do Galleria Shopping, ao lado da loja Granado, de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.

_MG_9484

UNIVERSO DE TARSILA DO AMARAL

Curadoria de Tarsilinha do Amaral
Quando: de 18 de agosto a 4 de setembro
Onde: primeiro piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)
Horários:de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.
Entrada gratuita
Para visitas monitoradas de escolas e grupos, contatar o Galleria Shopping (19 – 3766-5300)
www.galleria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*