Paraty para se encantar

Paraty 3

Pessoal, a linda Paraty é um misto de cidade histórica e fotogênica, o bom mesmo é se perder pelas ruazinhas e se encantar com cada detalhe dessa cidade que ainda tem suas ruas de pedra (a chamada pé de moleque) e igrejinhas pitorescas espalhadas pela cidade. As suas igrejas barrocas são lindas. Uma verdadeira volta ao passado!

Ao contrário do que aconteceu na maioria das cidades do Brasil, Paraty foi uma cidade planejada. Engenheiros militares portugueses, cientes da vocação portuária da cidade e da necessidade de defesa do local, definiram como seriam as ruas e onde ficariam as igrejas, praças, cadeia, câmara, fortes e as áreas residenciais. Seguiram o padrão das cidades portuguesas onde as igrejas serviam de balizamento e pólo de atração residencial.

As casas foram construídas acima do nível da rua por causa da invasão das águas das marés, previstas para entrar e limpar a cidade, principalmente dos estrumes de cavalos e burros de cargas que constantemente passavam pela cidade.

Paraty 2

Portanto, deixe em casa os sapatos de salto alto (impossível andar com eles nas ruas de pedra) e encare o chinelo, a rasteirinha ou tênis e se perca pela linda cidade.

Cercada pelo Oceano Atlântico e a Mata Atlântica, Paraty possui localização privilegiada. O clima tropical com temperaturas médias de 24º C define bem as estações. Entre maio e agosto venta mais e as temperaturas variam entre 22º C e 32ºC. O período chuvoso fica entre dezembro e março,

o Forte Defensor Perpétuo, que fica logo após a Praia do Pontal tem uma bela vista da cidade. Vale uma visitinha!

A culinária de Paraty traz traços bem tropicais a pratos sofisticados da culinária internacional.

Eu recomendo 2 ótimos restaurantes: O Voilá Bistrot nos arredores de Paraty e o Banana da Terra bem no coração da cidade.

paraty 6 Paraty 7 Paraty 8

Seguem outros ótimos restaurantes: Restaurante Caminho Do Ouro, Quintal das letras, Cervejaria Cabore-Choperia e Restaurante, Casa do fogo, Bartholomeu, Casa Coupê.

paraty 9

Não esqueça de deixar espaço para o café. O Café Pingado é excelente. Um cardápio de café de invejar.

Outra boa dica: Não deixe de provar o seu com uma balinha de cachaça da região.

bala

Depois do almoço, pausa para as compras. É nessa hora que a Rua do Comércio fica lotada de turistas comprando artesanato como as namoradeiras, roupas de rendas, guloseimas como a cocada, as famosas pimentas em garrafas e famosas cachaças artesanais que são a marca registrada da cidade. Não saia de lá sem a sua rsrsrs.

Paraty 4 paraty

Pousadas que indico:

  • Pousada Casa Turquesa
  • Pousada da Condessa
  • Pousada Porto Imperial
  • Pousada Doce Paraty
  • Pousada do Principe
  • Chalé Recanto da Praia

Em Paraty é interessante que a hospedagem seja próximo do Centro histórico, pois no Centro não circula carros e tem poucos estacionamentos.

Não deixem de assistir um teatro de bonecos de corda em Paraty do Grupo Contadores de Estórias. Este grupo foi criado em 1971 e radicado em Paraty desde 1981. Eles já encantaram platéia de mais de 15 países e tornou-se um dos maiores atrativos da cidade. Eles se apresentavam toda quarta-feira e sábado as 212 hrs, no Teatro Espaço, no centro histórico de Paraty. Os bonecos em miniatura parecem mais reais do que os humanos.

Segue o site deles: http://www.ecparaty.org.br/

paraty 10

A praia de Trindade é como se fosse um bairro de Paraty, o vilarejo que tem crescido muito a cada ano é o estilo pé no chão, hippie. Os seus principais atrativos são as 5 praias, que são possíveis de chegar a pé ,e a noite dizem que é muito animada. Bem diferente de Paraty, que não possui quase nenhuma praia que se chegue a pé nas proximidades, fora uma praia muito fraquinha na Avenida Nossa Senhora dos Remédios, do outro lado da ponte.

foto02

O clima lá é um pouco indeciso em setembro e outubro as vezes ocorrem pancadas de chuvas. Porém nada muito duradouro.

Paraty 5

Informações úteis

Paraty Cidade Histórica: www.paraty.tur.br
Paraty Turismo e Ecologia: www.paraty.com.br
DDD: (24)
Informações turísticas: (24) 3371-1222
Associação dos Guias de Paraty: (24) 3371-4896

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*