Gelado de Abacaxi

doceaa

Pessoal, tem um saboroso docinho chegando! Para muitos o Gelado de Abacaxi é um doce que relembra a infância, é uma receita refrescante e muito saborosa para o verão, é um doce para alegrar toda família e amigos.

Vamos a receita:

Ingredientes:

Doce de abacaxi

1 abacaxi médio cortado em cubos
1 xícara (chá) de açúcar granulado (190 g)

Creme

2 xicaras (chá) de leite (400 ml)
½ xícara (chá) de açúcar refinado União (80 g)
3 gemas (60 g)
2 colheres (sopa) de amido de milho (16 g)
1 lata de creme de leite (300 g)

Merengue

3 claras (cerca de 120 g)
1 e ½ xícara (chá) de açúcar granulado (285 g)
½ xícara (chá) de água (100 ml)
Raspas de limão (1 unidade)

Modo de Fazer:

Doce de abacaxi

Em uma panela média, coloque o abacaxi e o açúcar granulado, e leve ao fogo médio para cozinhar e ficar com pouca calda. Reserve.

Creme

Em uma panela, junte o leite e o açúcar refinado, e leve a fogo médio até ferver. Em uma tigela, misture as gemas com o amido e acrescente aos poucos, metade do leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Mexa bem. Coloque a mistura de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo até engrossar. Retire do fogo e coloque o creme de leite. Transfira o creme para um recipiente raso e cubra com filme plástico, colocando-o em contato com o creme para que não se forme uma película. Reserve.

Merengue

Bata na batedeira as claras até o ponto de neve. Reserve. Em uma panela, coloque o açúcar granulado e a água, e leve ao fogo mexendo até dissolver totalmente. Depois, sem mexer, cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole (115ºC). Com a batedeira ligada, despeje a calda em fio e continue batendo até esfriar totalmente. Reserve.

Montagem

Preaqueça o forno a 200ºC. Em um recipiente refratário, coloque o doce de abacaxi e cubra com o creme. Distribua sobre o creme o merengue, espalhando por toda a superfície e, com o auxílio de um garfo, puxe picos para decorar a superfície. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve até esfriar. Leve à geladeira por 4 horas e sirva em seguida.

Dicas:

Para evitar que o creme fique com gosto de ovo, passe as gemas pela peneira antes de usar.
Se você tiver maçarico culinário, pode usá-lo em vez de colocar o creme no forno.

Receitas elaboradas pela chef,Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*