No Dia dos Reis Magos, saiba tudo sobre a simpatia da Romã

Pessoal, o ciclo natalino se encerra no dia 06 de janeiro, Dia de Reis, com a chegada dos magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao presépio onde nasceu o Menino Jesus. A data remete também à tradição da simpatia da romã, que tem a melhor das intenções: garantir dinheiro na carteira, amor, saúde, paz e tranquilidade.

Essa simpatia vem desde dos antepassados. Eu sempre recordo dos meus avós Argentino e Leonidia, eles sempre deixavam uma romã separada pra mim para o dia de reis. Já tinha virado tradição a simpatia da romã pra mim. Tem momentos que ficam pra sempre! Eu faço a simpatia da romã! 

Com o fim das festividades, nessa data as famílias desmontam a árvore de Natal, os presépios e todos os enfeites que remetem às festividades do Natal. 

A fruta da romanzeira, a  romã,  é conhecida por suas propriedades mágicas desde a Antiguidade, empregado nos rituais ligados à fertilidade, amor e casamento. Na medicina popular brasileira é usada para dores de garganta e melhoria na voz.

Cada um tem seu jeito particular de fazer a simpatia do Dia de Reis. Não custa nada apostar na sorte. Pelo ritual, a pessoa precisa de 9 caroços de romãs. Deve-se engolir três grãos, jogar o mesmo número para trás e guardar o mesmo tanto na carteira embrulhado num papel branco e manter esse embrulhinho na carteira até o dia 06 do próximo ano. Durante todo o ritual não esqueçam de ir repetindo a frase: Gaspar, Belchior e Baltazar, como foram a Jesus adorar e presentes lhe ofertar, nós vos pedimos que, neste ano, nada nos venha faltar”.

A Romã costuma aparecer com força nessa época do ano. Alguns a atrelam apenas pelo efeito simbólico, mas os benefícios da romã vão muito além das simpatias de Ano-Novo. A fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio. Além disso, a romã vermelha possui uma quantidade significativa de ácido elágico, antioxidante muito eficaz no combate dos radicais livres

A Roma pode ser consumida de diversas formas. “Pode ser adicionada na forma fresca em sobremesas, como musses ou iogurtes, em saladas e sucos.

Mas especialistas alertam: “Apesar de possuir muitos benefícios, a fruta deve ser ingerida com atenção, pois, em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais, como vômitos e enjoo. Logo, o recomendado é não ultrapassar duas romãs por dia”.

A melhor forma de consumir o fruto é o cortando em quatro partes e, dentro de um recipiente, ir retirando as sementes. “Na geladeira, elas podem ser consumidas em até três dias. Se forem congeladas, em até seis meses. A casca pode ser aproveitada para fazer chá, usado para curar aftas e infecções de boca e garganta.” As sementes podem ser mastigadas.

Existem relatos de Pesquisas da USP que indicam que a casca da romã pode contribuir na prevenção do mal de Alzheimer. “Isso se deve ao fato de que a quantidade de antioxidante presente na romã é elevada”.

Outra dica preciosa é abrir um bom espumante, fazer a simpatia e celebrar o Dia de Reis com grande alegria, fé e otimismo!

Vocês vão fazer a simpatia da romã amanhã?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*