Sambódromo – Rio Carnaval 2013

rio-de-janeiro-sambodromo-604x272

Pessoal, vamos conhecer um pouquinho do Sambódromo do Rio de Janeiro.

Eu fiz uma pesquisa e achei umas informações e dicas que eu acho muito importante para nós que vamos desfilar e também para as pessoas que vão assistir pela primeira vez os desfiles.

Citei também o horário da concentração e do desfile da nossa querida Império Serrano.

O Sambódromo do Rio de Janeiro, localizado na famosa Marquês de Sapucaí, é o estádio do samba.

Foi projetado pelo arquiteto brasileiro mundialmente conhecido, o modernista Oscar Niemeyer. Ele foi  especialmente construído para o Desfile das Escolas de Samba e foi inaugurado em 1984. Sendo feito de concreto, parece um pouco antigo para os olhos pós-modernos de hoje.

O Sambódromo ganha vida novamente durante o Carnaval, quando se torna realmente magnífico e imponente, iluminado com efeitos especiais nas noites dos Desfiles das Escolas de Samba, repleto de milhares de espectadores e rodeado por muitas outras milhares de pessoas que não puderam entrar.

Ele está atualmente sob construção de acordo com o projeto original de Niemeyer e acomodará em torno de 90 mil espectadores para o Carnaval de 2013 e para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.

Samb.Oscar (1)

Localização:

Localiza-se na região conhecida como berço do samba. Começa na Avenida Presidente Vargas, perto da Praça Quinze e termina na Rua Frei Caneca. A grande praça ao final da avenida é coroada por um imenso e memorável arco de concreto, chamada de Praça da Apoteose.

Trata-se de uma passarela de aproximadamente 700 metros de extensão.

Facilidades:

Há bares com comidas e bebidas, banheiros em cada setor Sambódromo. Além disso, todos têm acesso, a área livre, um espaço que existe por trás das arquibancadas no Sambódromo, onde com  restaurantes, sorveterias, lojas de souvenirs e mais banheiros.

Segurança;

Nos dias de desfile, o Sambódromo  é considerado o lugar mais seguro na América do Sul.  Há uma concentração muito elevada de celebridades internacionais, políticos e membros de famílias reais entre a multidão.  O Sambódromo é cercado por grades enormes pelas quais ninguém pode passar sem ser revistado, por razões comerciais e de segurança.

carnaval-marques-de-sapucai-desfile-mocidade-independente-padre-miguel-size-598

Concentração das Escolas de Samba

Localização e horários de concentração das Escolas de Samba

Devido ao grande número de componentes das escolas, é necessário que você chegue à concentração ao menos duas horas antes do início do desfile, para que todos sejam dispostos em suas posições de desfile.

Aproveite o tempo de concentração e ande através de sua escola, para ver de perto a grandiosidade dos carros alegóricos e a beleza de todas as fantasias.  Conheça os integrantes da Velha Guarda,  composta pelos integrantes mais antigos e respeitados da escola, bem como o grupo de bateristas, que tem a responsabilidade de animar com seu ritmo os quase três mil componentes do desfile.

Uma vez tendo adquirido sua fantasia, o próximo passo é saber como fazer para chegar ao Sambódromo.  As três melhores opções são transfer, táxi ou metrô. Todas as opções são seguras e rápidas.

Evite utilizar os ônibus urbanos, pois muitas ruas próximas ao Sambódromo ficam interditadas ao trânsito, e isso poderá dificultar em muito sua chegada à concentração. Uma vez fechado o portão de entrada, você não poderá entrar, perdendo assim seu sonho. Portanto não se atrase!

Para encontrar-se com a sua escola, é só seguir para a Avenida Presidente Vargas, onde as escolas montam o seu desfile.  Você só precisa saber se sua escola entrará na avenida a partir do lado par (Prédio dos Correios) ou o do lado ímpar (Balança Mas Não Cai).

rio-carnival-imperatriz-leopoldinense-440-11

Arredores do Sambódromo

Durante os dias de desfiles no Sambódromo, os seus arredores adquirem uma intensa vida noturna, com milhares de freqüentadores. Misturados a essa multidão, podemos ver alguns integrantes de escolas de samba já fantasiados, que ainda irão desfilar e estão passando o tempo com os amigos, ou já desfilaram e comemoram o desempenho de suas escolas. O trânsito de pessoas é inacreditável, e algumas ruelas próximas ficam superlotadas. Espere encontrar aqui todo o tipo de gente, incluindo aí os que não aguentaram beber tanto, grupos animadíssimos de pessoas para as quais o samba parece não ter fim, pregadores religiosos tentando arrebanhar algumas ovelhas, etc. Enfim, é Carnaval e liberdade é a palavra de ordem no templo do samba.

rio-carnival-mocidade-440-07

Desfile do Grupo de Acesso A

 Concentração das Escolas

HORÁRIOS

8 DE FEVEREIRO

9 DE FEVEREIRO 

LOCAL (ESTAÇÃO DO METRÔ)

(SEXTA-FEIRA)

(SÁBADO)

18:00h

Unidos do Jacarezinho União de Jacarepaguá Balança (Central)

19:00h

Porto da Pedra Paraiso do Tuiuti Correios (Praça Onze)

20:00h

Santa Cruz Tradição Balança (Central)

21:00h

Vila Santa Teresa

Império Serrano

Correios (Praça Onze)

22:15h

União do Parque Curicica Acadêmicos do Cubango Balança (Central)

23:15h

Estacio de Sá Sereno de Campo Grande Correios (Praça Onze)

24:30h

Alegria da Zona Sul Império da Tijuca Balança (Central)

01:30h

Acadêmicos da Rocinha Caprichosos de Pilares Correios (Praça Onze)

02:00h

Unidos do Viradouro Renascer de Jacarepaguá Balança (Central)

Grupo de Acesso – Ordem e horário do Desfile de 2013

HORÁRIO PREVISTO 8 DE FEVEREIRO
(SEXTA-FEIRA)
9 DE FEVEREIRO
(SÁBADO)
21:00 Unidos do Jacarezinho União de Jacarepaguá
22:05 Porto da Pedra Paraiso do Tuiuti
23:10 Santa Cruz Tradição

00:15

Vila Santa Teresa

Império Serrano

01:20 União do Parque Curicica Acadêmicos do Cubango
02:25 Estacio de Sá Sereno de Campo Grande
03:30 Alegria da Zona Sul Império da Tijuca
04:35 Acadêmicos da Rocinha Caprichosos de Pilares
05:40 Unidos do Viradouro Renascer de Jacarepaguá

rio-carnival-grande-rio-330-01

Grupo Especial – Horário e ordem dos Desfiles de 2013

HORÁRIOS 10 DE FEVEREIRO
(DOMINGO)
11 DE FEVEREIRO
(SEGUNDA)
21:00 Inocentes de B. Roxo São Clemente
22:05 Salgueiro Mangueira
23:10 Unidos da Tijuca Beija-flor
00:15 União da Ilha Grande Rio
01:20 Mocidade Imperatriz
02:25 Portela Vila Isabel

 

O Recuo da Bateria

Neste local acontece o grande espetáculo da bateria, sendo também o momento de mais tensão para as escolas, pois não pode haver falhas para entrar ou sair do recuo, o que prejudicaria todo o desfile. Localizado entre os setores 9 e 11, o que torna estes setores especialmente animados, o recuo da bateria certamente proporciona um dos pontos altos do espetáculo!  As frisas do Setor 10 estão localizadas em frente ao recuo, oferecendo uma melhor acústica e visão completa do seu desempenho.  O setor 11 também oferece uma acústica excelente e uma atmosfera envolvente e animada.

bateria_imperio_serranoa

Visitas ao Sambódromo

O acesso ao Sambódromo durante os dias de desfiles só é possível com aquisição de ingressos para o dia desejado. Porém, nos dias de ensaios técnicos o Sambódromo abre seus portões gratuitamente, restringindo o acesso dos visitantes às arquibancadas. Consulte nosso quadro de eventos e veja os dias agendados para os ensaios técnicos do Carnaval 2013 no Rio de Janeiro.

Principais Tipos de Ingressos

 ARQUIBANCADAS

Standard

As arquibancadas não oferecem lugares marcados (com exceção do setor 9). Muitos preferem chegar mais cedo para conseguir um espaço nos primeiros degraus, outros preferem ver a escola em conjunto, nos degraus mais altos.

A diferença de preço entre os setores reflete o que o mercado entende sobre a visão particular de cada setor da passarela do samba. Os lugares mais caros estão na região próxima da metade da pista e um pouco mais para o final da avenida.

CADEIRAS NUMERADAS

Super econômico

As cadeiras numeradas são econômicas e individuais, mas estão localizadas bem no finalzinho da Avenida. É um setor do qual não se tem uma visão completa do desfile, mas é setor ideal para você que quer assistir o espetáculo de um local mais tranqüilo e gastando menos. Nelas, tenha a certeza de que terá seu lugar marcado, podendo ir e vir sem preocupar-se. As filas de cadeiras são separadas por degraus, proporcionando assim uma boa visão a todos de seus assentos.

 FRISAS

Executivo

Todas as frisas estão localizadas ao longo da passarela do samba, em quatro filas (A, B, C & D). A Fila A está ao mesmo nível e mais próxima da Avenida. Cada frisa possui 6 cadeiras. Os ingressos são vendidos por cadeira na frisa. O valor no site não é o da frisa completa. Adquira quantos lugares quiser, e beneficie-se de nossas vantagens.

 CAMAROTES

Luxo

Os camarotes são os únicos lugares cobertos do Sambódromo e os mais cobiçados. Eles estão espalhados ao longo de toda a Avenida em níveis elevados para dar-lhe a melhor visão dos desfiles. Todos são especialmente decorados e com ar condicionado, oferecendo conforto absoluto e total segurança. Um cardápio de primeira classe servido por garçons, com aperitivos, ceia e sobremesa, completa tudo isso. Compre a quantidade de lugares que você desejar. Todos os nossos camarotes são igualmente luxuosos e informaremos suas disposições exatas em novembro. Visite-nos regularmente e mantenha-se informado.

São dicas legais que acho interessante a gente se informar.

sambodromo_anhembi

Informações completas do Carnaval – Rio 2013 você encontra no site abaixo:

http://www.rio-carnival.net/carnaval/programacao-carnaval-rio-de-janeiro.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*