Filtro solar não pode faltar!

Hoje vamos falar sobre a importância do filtro solar.

O primeiro filtro solar efetivo foi desenvolvido em 1938 pelo Suíço Frans Greiter ,  estudante de química. Após  se queimar severamente durante a escalada do pico Piz Buin na fronteira entre Suíça e Áustria.

Porém, somente em 1950 é que os laboratórios perceberam a importância desse produto inovador e, então, investiram na pesquisa das melhores substâncias fotoprotetoras.

No Brasil, o primeiro filtro solar foi introduzido em 1984 pela Johnson & Johnson, sob a marca Sundown, em três versões: FPS 4, 8 e 15.

Além da quantidade certa, deve-se passar o protetor solar 15 minutos antes da exposição solar e a cada 2 horas. Quando uma pessoa repassa o protetor solar, a proteção  aumenta em 3x.

Por isso, pra quem usa ácido, tem uma pele mais sensível ou simplesmente quer prevenir o fotoenvelhecimento  deve sempre usar um protetor FPS maior que 30!
Na praia, mesmo embaixo do guarda-sol , deve -se usar protetor solar. Isso porque o sol reflete. Na areia esse reflexo é de 25 %, na agua 8% e na neve 85%!!!

A radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos carcinogênicos (que dão origem ao câncer) na pele. A UVB é mais intensa entre 10 e 16 horas. É aconselhável, então, evitar exposição solar durante este período.
Os filtros solares devem ser utilizados diariamente. Há muitos produtos cosméticos disponíveis que já contém filtros solares em sua composição, pois além de tudo, a proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro e de permitir que a pele danificada possa se reparar.

E, antes de passar o filtro, é ideal aplicar um hidratante. Nos dois casos, deve-se buscar um específico para o rosto e outro para o corpo. O protetor labial também é importantíssimo, quando for ficar muito tempo no sol.

Além do sol, a luz das lâmpadas estimula a produção de melanina, proteína responsável pelas manchas. Portanto, é fundamental usar o protetor mesmo em ambientes fechados.

Na hora da escolha do seu produto, preste atenção em algumas características desejáveis em seu protetor:

Anti UVA e UVB: filtros que protegem tanto contra os raios ultravioleta A e ultravioleta.

B.Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Quanto mais alto o valor do FPS; maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar) e UV-A (mais associada aos danos de longo prazo na pele). Além disso, quanto maior o FPS, mais oleoso é o produto. Peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos (FPS 30 no mínimo), enquanto que nas peles morenas (mais resistentes), um FPS mais baixo é suficiente (mas no mínimo FPS 15). Existem filtros com FPS variando entre 2 e 100.

Eu uso diariamente por indicação da minha dermatologista o filtro solar Anthelios AE ( 50 FPS)  gel-creme da La Roche-Posay,  é excelente e adoro, já usei outros mas esse é o que mais deu certo com a minha pele! E o melhor de tudo ele é anti-envelhecimento, tem ácido hialurônico, água thermal, é sem perfume e tem otima textura e não deixa a pele grudenta e é para todos os tipos de pele!

Então fica a minha dica e não esqueçam o Protetor solar!

Valor do protetor solar Anthelios AE 50 FSP é 68,00

Como usar o protetor solar!

Bons produtos!


Fonte: Programa Bem Estar da Rede Globo

2 Replies to “Filtro solar não pode faltar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*