Revelando o Livro Reversos(in)Versos de Luciana Dimarzio

Pessoal, num outro post rescente que fiz no blog, onde escrevi sobre um evento na Lapidum joias (Veja aqui), comentei sobre a escritora Luciana Dimarzio e mencionei que publicaria um post exclusivo no blog, retratando esta maravilhosa Poetisa Campineira.

A poesia de Luciana é empolgante, desafiante e traduz muita emoção e prazer. Desperta curiosidade e induz a interpretações fascinantes.

Eu estou encantada com o livro e recomendo a todos que conheçam Reversos (in)Versos.

Agradeço a querida Luciana Dimarzio por todo carinho, atenção  e pela maravilhosa entrevista.

Luciana você é especial e muito querida! Parabéns pelo lindo livro Reversos(in)Versos. Te desejo muito Sucesso e Felicidades!

Confiram abaixo a entrevista Exclusiva de Luciana Dimarzio para o Blog Ronienfoque:

Lu Dimarzio1- Como era a Luciana quando criança?

Fui uma criança introspectiva, sensível e muito reflexiva. Desde muito pequena gostava de analisar o comportamento das pessoas. Quando algo me deixava muito espantada ou aflita eu recorria ao papel e à caneta.
Por volta dos meus nove anos, escrevi meu primeiro poema intitulado “Por quê?”. Acho que sempre fui uma inconformada, risos…
Lembro-me que passava horas explorando a biblioteca de meu avô materno, quando então descobri grandes autores como Fernando Pessoa.

2 – Tem algum fato em especial que marcou sua infância?

Sim. Quando tinha 12 anos escrevi uma redação para a escola e tirei a nota máxima. Minha professora então me convidou a ler em voz alta para a classe que ao final se emocionou. Sentir que minhas palavras podiam tocar o coração dos meus colegas foi definitivo para que eu escolhesse a escrita como forma de expressão.

3 – Como nasceu a ideia de escrever o livro Reversos (in) Versos? Porque optou por esse nome?

A ideia de lançar o livro nasceu há 2 anos, durante uma conversa com a empresária e editora Renata Podolsky. Ao compartilhar com ela meu desejo de ter meus poemas publicados de forma impressa e não apenas na web, fui incentivada a desenvolver o projeto. A Renata foi quem mais acreditou e apostou no meu trabalho, lançando-me no mercado literário em dezembro de 2012.
Escolhi o nome “Reversos (in) Versos” para traduzir a ambiguidade da minha poesia e por ser um título que brinca com as palavras. O livro possui poemas, haikais, aforismos e pequenos textos. Alguns poemas foram escritos há mais de 10 anos, mas a maioria entre 2011 e 2012. Foi prefaciado pelo filósofo, escritor e poeta Prof. Dr. Regis de Morais, intelectual por quem tenho grande admiração e estima.

4 – Qual a importância das redes sociais para o seu trabalho?

As redes sociais foram e são imprescindíveis para mim. Foi na web que emergi como escritora e são nos meus leitores virtuais que encontro motivação e entusiasmo para continuar escrevendo.

5 – O que a poesia representa pra você?

A poesia representa uma parte de mim. Sem ela não sou inteira.
Considero a poesia uma experiência de libertação por ser um gênero literário que está livre das amarras dos conceitos acadêmicos. A licença poética me dá liberdade para falar de alguns temas que são considerados tabu.

6 – E como define a poesia?

Embora Mario Quinta tenha nos advertido que “A poesia não se entrega a quem a define”, eu me atrevo a defini-la, ainda que parcialmente:
EM CARNE VIVA

Poesia
é a palavra vestida de arte,
é ofertório da alma
envolta em metáforas.

É dança sensual das sílabas,
gozo das frases
e convulsão dos sentidos.

Rio de pulsões,
expulsões
e catarses.

É eixo de delíros,
vértice de realidades.

E não mora
apenas em versos rimados e metrificados.

A poesia vive,
principalmente,
na letra latejante
que sangra
e no verbo
que GRITA
em carne viva.

7 – Em sua opinião, as pessoas estão se voltando mais para a poesia atualmente?

Sim, percebo um movimento de resgate da arte poética. Neste sentido, a internet é um instrumento de democratização da poesia que propicia a interação entre leitores e escritores.

8 – Qual a sua proposta com esse ramo da literatura?

Minha proposta é difundir e desmistificar a poesia, tornando-a acessível ao maior número de pessoas.

9 – Qual a fonte de inspiração para as suas poesias?

O cotidiano. É tudo aquilo que vivo, observo ou que me comove. Também costumo inspirar-me ao ler outros poetas, antigos ou contemporâneos.

10 – Em sua opinião, qual considera o maior desafio nessa área?

O maior desafio nesta área é obter subsídios para publicar livros. A Lapidum Joias mostrou-se uma empresa de vanguarda por apoiar um projeto cultural.

11 – Você faz parte de alguma Academia de Letras?

Sim, faço parte da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, fundada pela escritora Aline Romariz no dia 15 de dezembro de 2012, na cidade de Salto/SP. O objetivo primordial da Academia é a valorização do poeta vivo, por meio da realização de saraus itinerantes e democratização da arte.

12 – A poesia pode ajudar o ser humano?

Não tenho a menor dúvida de que a poesia é uma forma eficiente de terapia. Ela funciona como catarse e organizadora das ideias. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, publicado recentemente, ler poesia estimula a mente e pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de autoajuda. Carlos Drummond de Andrade dizia que seu divã era a poesia.

13- Deixe uma mensagem para os leitores do Blog Ronienfoque:

Deixo um pequeno poema que faz parte do meu livro e que resume minha forma de estar no mundo:

RODA ABERTA

Porque nunca
me conformei
com a mornidão
das águas
e com a insipidez
dos temperos,
que me visto de purpurina.

Porque nunca
compactuei
com mãos atadas e
mentes cerradas
que abro a roda,
estendo a mão
e abarco olhares aflitos.

Porque a roda sempre pede mais um.

logo menor

DSC05086 DSC05081 DSC05052 DSC05066 DSC05073

Mais informações:

Autora do livro Reversos (in) Versos: Luciana Dimarzio

  • Natural de Campinas/SP onde reside. Casada, mãe de 3 filhos, formou-se em Publicidade e Propaganda pela PucCamp e especializou-se em Marketing pela ESPM/ SP.
  • É escritora, poeta e contadora de histórias no Hospital Boldrini através da Associação Griots-Os Contadores de Histórias (www.griots.org.br).
  • É colunista na revista mensal Demais! e escreve periodicamente no blog: http://lucianadimarziopoesias.blogspot.com e na página do facebook O canto da Lu-a.
  • Exerce o cargo de vice-presidente no Portal do Poeta Brasileiro.
  • Publicou 3 poemas em um livro de antologia poética do Portal do Poeta Brasileiro lançado em agosto na 22º Bienal Internacional do livro de São Paulo
  • Aluna de declamação da professora Maria Sylvia Ferraz Silva, uma das maiores declamadoras do país, hoje com 84 anos.
  • Participa dos saraus da Casa do Poeta de Campinas, do CPAC e do Portal do Poeta Brasileiro.
  • É membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro

One Reply to “Revelando o Livro Reversos(in)Versos de Luciana Dimarzio”

  1. Deus lhe deu o Dom da compreensão.
    E a inspiração como ferramenta de seu talento.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*