Pessoal, Maragogi é um lugar paradisíaco e que encanta a todos que chegam nessa terra linda!
Nós tive a oportunidade de conhecer e ficamos fascinados com tudo. A 1ª vez que fomos nós estávamos de férias em Maceió e fomos passar o dia em Maragogi e a 2ª vez estávamos em Porto de Galinhas e retornarmos nesse paraíso de águas cristalinas. Em breve quero voltar para hospedar alguns dias nesse paraíso.
Ir à pequena cidade de Maragogi, no norte de Alagoas, é se sentir no Caribe sem precisar deixar o Brasil. A vila chama a atenção pelo mar cristalino, suas areias finas, coqueirais e grandes arrecifes de corais. As praias são paradisíacas de densos coqueirais, águas límpidas e esverdeadas – fazem jus à comparação. Mergulhar no mar calmo de Maragogi é observar bem de perto arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de peixes coloridos. Além disso, tudo a torna paradisíaca, a sua paisagem é ainda incrementada pelas Galés, que são enormes piscinas naturais, localizadas a 6 km da costa, repleta de peixes coloridos e acessíveis por catamarãs e lanchas que saem da praia central.
Mas para desfrutar do melhor das piscinas naturais é preciso se programar. O passeio é recomendado quando a maré está baixa. Por isso, dias que terão lua cheia são os mais indicados, já que a maré é mínima e a profundidade da água está a cerca de um metro. Assim, é possível se divertir tranquilamente no mar verde cristalino das Galés.
A localização da cidade é privilegiada: a cerca de 130 km de Maceió e de Recife, com acesso fácil pelas duas capitais. Maragogi – cujo nome vem de “rio livre” – faz parte da Costa dos Corais, a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha brasileira.
Criada por decreto em outubro de 1997, a APA da Costa dos Corais tem 150 km de extensão e abrange quatro municípios de Pernambuco (São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso) e nove de Alagoas (além de Maragogi, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga).
A fama de Maragogi vem das suas impressionantes piscinas naturais – chamadas de Galés. Distantes cerca de 6 km da praia, elas se formam em alto mar por conta dos arrecifes de corais. É possível chegar até as Galés de lancha ou catamarã. A maioria dos hotéis e pousadas oferece o passeio por um valor a ser combinado e com duração média de 2 horas.
Viajar é tudo de bom né gente! Nós adoramos!
Dicas de bons restaurantes em Maragogi
- Restaurante Frutos do Mar tem dois eu recomendo o novo
- Restaurante Tuyn anexo a Pousada Praiagogi recomendo fazer reserva antes de ir.
- Restaurante Saint Tropez na Orla de Maragogi
- Restaurante Aquarium
- Deck Bar
- De Boa Pizzaria
- Arte Gula café para comprar os famosos biscoitinhos de Maragogi
- Restaurante o Burgalhau
- Croa Mares Restaurante
- Restaurante Corais de Maragogi
- Restaurante Maragaço
Hoteis e pousadas
- Pousada Barra Velha
- Pousada Camurim grande (essa pousada é belíssima)
- Praiagogi Boutique Pousada
- Dolphin Pousada
- Pousada Encontro das Águas
- Resort Salinas de Maragogi
- Pousada jangadeiros
- Pousada Olho d’ Água
- Pousada Caiuia em Japaratinga
- Pousada Vila de Taipa em Japaratinga
Dica: Não deixe de experimentar os famosos biscoitinhos da Tia Marlene que são fabricados em Maragogi. São divinos!
Passeios em Maragogi
- Mirante Paraíso dos Coqueirais (vista panorâmica da cidade e para apreciar um belo por sol)
- Praia da Bruna água transparente linda
- Praia da Pousada Caiuia em Japaratinga( Recomendo almoçar na pousada e curtir a praia)
Melhor época para ir:
Se não bastassem tantas belezas reunidas em um só lugar, Maragogi ainda foi abençoada com clima perfeito o ano inteiro. O sol dá o ar da graça praticamente todos os dias. A temperatura média anual da cidade é de 27º C. Mais do que escolher a estação do ano, é ficar de olho na tábua das marés, pois os passeios às piscinas naturais, os mais procurados da cidade, só são possíveis em época de maré baixa. Uma boa dica é ficar de olho na lua. O período de lua cheia e lua nova são os que registram as marés mais baixas.