ESTOCOLMO a linda Capital da SUÉCIA

estocolmo8a

Pessoal, muitos de vocês sabem que morei em Estocolmo na Suécia por 2 anos. Fui acompanhando o Janinho que foi a trabalho pela Ericsson. Eu amei ter passado por essa experiência. Em Estocolmo nos moramos num lugar muito agradavel e privilégiado. Morei na cobertura de um prédio bem proximo de tudo. Eu tinha uma vista linda de parte da região central da cidade!

Nos fins de tarde eu podia ver os lindos balões que enfeitam os céus de Estocolmo no verão. Eu Posso dizer que vivi como uma Suéca na linda Estocolmo!

Li uma vez uma frase que se aplica a Estocolmo como uma luva: “País desenvolvido não é aquele onde pobre anda de carro, mas sim aquele onde rico anda de transporte público”. As diferenças sociais são pouco vincadas”.

23_2114_1204_01

Estocolmo é considerada a Veneza do Norte. Uma cidade linda, cercada por 14 ilhas. A moeda é a Coroa suéca.

Eu sou completamente fascinada por essa terra linda. É uma cidade bonita, limpa, com água por todos os lados, agradável e tranquila. Creio até que, fora a escuridão e o rigor do inverno, Estocolmo seria uma das melhores cidades do mundo para viver. E tudo se resume a “qualidade de vida”.

Digitalizar0029Swedish House of Lords34_31

Estocolmo é cidade pela qual a gente se apaixona, mas prefira primavera, verão ou início de outono.

Eu sou completamente fascinada por essa terra dos vikings. É uma cidade bonita, limpa, com água por todos os lados, agradável, segura e tranquila. Creio até que, fora a escuridão e o rigor do inverno, Estocolmo seria uma das melhores cidades do mundo para se viver. E tudo se resume a “qualidade de vida”.

Estocolmo é uma ótima cidade para bater perna ou pedalar. É possível alugar uma bike em um dos 110 pontos espalhados pela cidade no esquema pegar em um e devolver em outro ponto. É possível comprar cartão para até 3 dias e as bicicletas são bonitas e conservadas. O transporte público também funciona bem, apesar de caro para passagens avulsas, mas te leva pra qualquer canto. O ideal é comprar bilhete para períodos longos (24h a 7 dias), que pode ser usado no ônibus, tram, trem, metrô. Atenção: não há venda de bilhete de ônibus nele próprio.

Digitalizar0016estocolmo1417_14

Para ir do aeroporto à cidade existem 3 opções: táxi, que são caros; o super trem bala Arlanda Express, que faz o trajeto em (pasmem) 20 minutos até a Estação Central (ah, a Estação Central é linda) e ainda tem wi-fi gratuito; e o onibus que faz o trajeto em 40 minutos, mas custa a metade do preço, mas atenção, as passagens devem ser compradas no aeroporto ou estações, senão terá problemas logo de cara.

Caso queira comprar um chip pré-pago, procure pela 3, que é bem mais barata que a sueca Telia. Tem uma loja ao lado do metrô Slussen.

Em caso de hospedagem. Caso prefira uma opção mais chic, não pense duas vezes: escolha o Scandic Grand Central, hotel design que fica num prédio que tem 130 anos e é super central. Tudo nele é primoroso e com tudo que alguém precisa ao redor.

Gamla Stam, o centro velho de Estocolmo, que surgiu no século XIII (bota velho nisso). É tudo no estilo medieval! É nessa região que fica o Palácio Real construído no mesmo século em que surgiu. O palácio tem uma arquitetura barroca imponente, contando com 7 andares e nada mais, nada menos que 600 quartos.

Digitalizar0024aa 25_23aa 31_29aroni209

Por ali também é possível encontrar o restaurante Den Gyldene Freden, em atividade desde 1722 e com o mesmo interior da época. O cartão postal de Gamla Stam é a praça Stortorget, onde rolou o famoso banho de sangue, em que o Rei Cristiano II da Dinamarca massacrou nobres suecos, em novembro de 1520. Em volta tem muita coisa pra ver com muita história pra contar. Quem adora viagem no tempo, esse é o lugar.

roni207 35_32aroni202

Caminhe da Fridhemsplan para a St. Eriksplan, você vai se deparar com vários brechós, lojas de discos. Há vários cafés gostosos ao lado da estação St. Eriksplan. Os cafés estão sempre cheios, mas não se intimide em compartilhar mesa com estranhos, pois isso é bem comum em Estocolmo.

E claro, se perca em Södermalm, o bairro mais hip de Estocolmo. É com certeza o mais charmoso e delicioso para gastar o tempo.

Sergelstorg 13_10

As grandes marcas suecas de roupas são: Filippa K, Whyred, Acne, Tiger of Sweden, Hope, Minimarket, Fifth Avenue Shoe Repair, The Local Firm e a Monki. Aliás, boa parte dessas marcas são encontradas numa intimista galeria em Söder, a APlace. Outra loja multi-marcas bacana é a Nitty Gritty, que reúne várias marcas internacionais.

Entrando em história, uma visita obrigatória é ao Vasamuseet, que abriga um navio afundado em 1628. O Vasa o único navio de guerra do século XXVII existente no mundo e é inacreditável o trabalho de restauração que fizeram, especialmente porque ele ficou afundado por 333 anos. Ele foi achado em 1956 e retirado do mar em 1961, num trabalho nada fácil. É incrível ver os detalhes, as esculturas e até mesmo os esqueletos dos tripulantes que foram encontrados. Não deixe de assistir aos documentários que eles passam no museu.

Wasa_Museum_-_Stockholm_-_Exterior 1-781

Digitalizar002028_26aa27_25estocolmo13Digitalizar0013Digitalizar0028

Muitos são os pontos turísticos a serem visitados, em Estocolmo, como a Gamla Stan, a Stadhuset ( prefeitura) , o Parlamento, a Kungstradgarden, a Ópera, a rua Hamngatan, o Palácio Real, o museu Vasa, o Parque Skansen, o Nordiska Museum, a Drottingholm, residência oficial da rainha, os shopping, as praças e o museu em homenagem ao ABBA.

roni21030_27 roni211Estocolmo citihallaa Estocolmo centro 001aEstocolmoaa Digitalizar0047 20_18 22_20 estocolmo2EstocolmoDigitalizar001811_09Digitalizar0030Digitalizar0032roni1roni204

roni214roni215roni201roni216roni202Storkyrkobrinkenroni213

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*