Sessenta Crônicas de uma Vida de Odair Leitão Alonso

Pessoal, é com muito prazer que este post anuncia uma obra de essência imprescindível e que agrega extremo valor para a história da imprensa de Campinas e região. O primeiro livro de Odair Leitão AlonsoSessenta Crônicas de uma Vida”, será lançado esta semana, quarta-feira (21/08), as 19h, na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Campinas.

Odair Alonso, bugrino de paixão, carrega em seu coração, assim como em sua bagagem jornalística, grande parte da história do Jornalismo regional. Odair é Jornalista a 38 anos, pós-graduado, com ênfase em Jornalismo e Marketing, na Cásper Líbero em São Paulo, e atualmente trabalha no Cerimonial do Gabinete do Prefeito Jonas Donizette, na prefeitura de Campinas.

Numa extraordinária trajetória, Odair atuou com revisor, repórter e editor, começando pelo Jornal “Diário do Povo”, depois trabalhou na redação do “Correio Popular”, na chefia de reportagem da EPTV Campinas e na redação da sucursal Estadão. Além disso, Odair foi Assessor de Comunicação Social da BOSCH, professor de Jornalismo e Relações Públicas na PUC Campinas, Sócio/Proprietário da Opus Sapientiae, Opinião Público, Comunicação e Pesquisa de Mercado Ltda.

Agradeço ao querido amigo e vizinho  Odair  Alonso pela entrevista. Odair você é especial e muito querido! Parabéns pelo lindo livro “Sessenta Crônicas de uma Vida”. Desejo muito Sucesso e Felicidades!

Confiram abaixo a entrevista Exclusiva de Odair Leitão Alonso para o Blog Ronienfoque:

DSC_87531) Como e quando surgiu a ideia do Livro ?

De muitos anos trazia comigo a ideia de escrever um livro de Crônicas e Causos. Minha Esposa Bel sempre me incentivava a tomar esta iniciativa e agora, pensando em fazer algo diferente para celebrar a passagem dos meus sessenta anos, resolvi colocar em prática este plano e assim o livro foi escrito. O livro em si, começou a ser escrito em março deste ano.

2) Quais as maiores influências e inspirações?

Ao longo da minha vida tive muitos fatos e acontecimentos bons e ruins, algumas vezes incomuns, que se destacaram. Da minha vida no Correio Popular tenho quatro crônicas que são contadas no livro. Uma delas é a respeito de uma matéria que fiz sobre o Rio Atibaia, onde vivenciei uma verdadeira aventura, começando em Nazaré Paulista, onde o rio nasce e descendo de barco, até passar por Campinas. Foi muito marcante este trabalho! Tanto é que até hoje o Dr. Sylvino, dono do correio popular, me adora por causa disso. Foi uma semana inteira de publicações, com uma página por dia. Um grande sucesso!

A segunda crônica é da fase em que deixei a Geral e fui para Esportes, em 1978, quando eu, que nasci e cresci bugrino, tive a felicidade de vivenciar a conquista do campeonato brasileiro pelo Guarani, que amo tanto.

Tenho uma terceira, que foi em relação a um convite para trabalhar na Televisão, da época de abertura das portas da EPTV em Campinas. Foi uma experiência muito boa! No período, formamos em Campinas e Ribeirão muitos repórteres que hoje são conhecidos, como Heraldo Pereira, Valeria Monteiro, Ilze Scamparini, Oliveira Andrade, Madalena Bonfiglioli e muitos outros. Alguns foram para o Rio de Janeiro, Jornal Nacional e até para o Exterior.

A quarta foi da minha época na Assessoria de Imprensa da BOSCH, atuei na comunicação social e, depois de um tempo, com as doações da Fundação Robert Bosch. Foi quando tive a prazerosa oportunidade de conhecer pessoalmente e manter contato com a Irmã Dulce.

3) Qual Característica marcante em relação ao livro?

Quando você começa a escrever, você relembra de muitos fatos, episódios, revive aquilo e acaba se emocionando muitas vezes. Eu por várias ocasiões meu emocionei muito. Algumas por fatos ruins, tristes. Em outras, por boas noticias e surpresas. Eu tive algumas perdas ao longo dos 60 anos, do meu pai, meu tio, uma noiva e da minha mãe, que pra mim foi uma perda de ligação, da referência, com o passado.

Também, tem o caso do ex-técnico do Guarani, Carlos Alberto Silva, campeão brasileiro de 78, hoje com 70 anos, morando em Belo Horizonte, que é meu com amigo e que, com o lançamento do livro, quando fiz uma ligação, para cumprimentá-lo pelo aniversário dele e foi a esposa dele que atendeu e de cara me disse, olha Odair, nós vamos, viu! Isso me deixou muito feliz.

Tive outro caso de algumas manifestações, como o caso de um amigo, ainda da época de Ginásio, que, depois de passados 40 anos, me enviou uma carta profunda, que daí faz a gente lembrar e emocionar bastante.

4) Qual foi o maior desafio?

Foi o tempo. Conciliar as atividades trabalho e a dedicação ao  livro. Outra coisa foi a falta de patrocínio, pois para quem está iniciando isso é muito difícil.

5) Qual a sensação de vê-lo pronto?

Muita emoção! É como  o nascimento de um filho.

6) Plano para o futuro?

Outros livros virão.

7) Que livros você normalmente lê?

Leio muito. Tanto é que, no livro, tenho uma lista com 60 sugestões de leitura. Inicialmente era uma lista com mais de 2.000 livros e então tive que selecionar bastante.

8) Quais escritores voce mais gosta? Vários. Dois me marcaram bastante Kalil Gibran e Rubem Alves

9) Onde encontrar o livro?

Nas principais livrarias, Cultura, Saraiva e Pergaminho.

10) Que frase ou texto tem um grande significado para você?

Eu inclusive coloquei no livro uma que eu gosto muito. É a PROFISSÃO DE FÉ, de Olavo Bilac,

Por que o escrever – tanta perícia,

Tanta requer,

Que ofício tal… nem há noticia

De outro qualquer”

11) Qual a mensagem para os leitores do Blog Ronienfoque?

Eu gostaria que as pessoas lessem mais. Hoje em dia, a gente vive muito numa época de internet, de muita comunicação instantânea, tudo é muito bom! Mas, sem leitura, sem cultura e sem conhecimento ninguém consegue, através de máquina nenhuma, transmitir sentimento, emoção. Então eu sou ainda muito a favor da leitura e gostaria de incentivar as pessoas a lerem mais.

Jogo rápido:

Cor? Verde
Sabor? Nhoque
Cheiro? Flor, Rosa
Cidade? Manaus
País? Itália
Palavra? Amor
Uma certeza? Vida Eterna
Um sonho? Escrever mais livros.

DSC_0596a

convite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*