MUSCLE TEE: A TENDÊNCIA DOS BRAÇOS DE FORA
Marina… Momentos que se foram, Memórias que ficaram…
Tire os sapatos ao entrar em casa
Coque Baixo um Clássico que nunca sai de Moda
Depois dos 40 anos não há depois, é tudo agora!

Mosteiro de São Bento em Vinhedo

IMG_5458

Pessoal, recentemente, eu estive passeando pela cidade de Vinhedo e aproveitamos a oportunidade para ir num lugar que eu adoro que é o Mosteiro de São Bento. Um lugar maravilhoso, de muita paz, tranquilidade e oração.

Faz um bem imenso pra gente desligar um pouco da vida agitada e ir passear num lugar repleto de verde, pássaros por todos os lados, sinos tocando e cantos gregorianos. Um verdadeiro encontro com Deus, repleto de muita paz, tranquilidade e harmonia. Sempre que possível gosto de ir passar o fim de tarde lá! Sem falar no por do sol que é belíssimo pois fica num lugar bastante alto da cidade.

Eu recomendo um fim de tarde nos jardins do mosteiro de São Bento. Vocês vão se encantar!

DSC02586

DSC02581

Vinhedo é conhecida nacionalmente, muito em função da Festa da Uva. Porém, a visita pela cidade deve começar por suas relíquias históricas. Entre elas o Mosteiro de São Bento. Com mais de 365 anos, o lugar abriga monges que fizeram morada na Fazenda Bela Vista, onde vivem até hoje. Depois de serem obrigados a deixar Santos pelos militares alemães, encontraram refúgio no Interior e, através de doações da comunidade local, construíram as instalações e a igreja.

DSC08608 DSC08605 DSC08621

DSC02565

O Mosteiro não é apenas um ponto turístico, mas também um espaço religioso aconchegante para o corpo e a alma.  A fazenda dispõe de um espaço verde enorme e assim como deseja o monge, transmite paz e tranquilidade.

A entrada foi construída em forma de H, que significa humanidade e traz os dizeres em latim Ora et labora, que significam oração e trabalho. A rotina dos monges é regrada e com muita oração. O ritual acontece cinco vezes por dia e a primeira é feita logo cedo, às 5h30. O trabalho se dá por toda parte, desde a administração, limpeza, os cuidados com as casas, com o terreno e o atendimento de hóspedes. Os três principais mandamentos dentro do Mosteiro. Em primeiro lugar, vem a oração, em segundo o silêncio e o acolhimento.

DSC08636 IMG_5348

Quem quiser conferir e conhecer, são realizadas missas abertas ao público todos os dias. Aos domingos, a liturgia tem canto gregoriano, e é também o dia em que tocam o órgão de 904 tubos, construído especialmente para o templo. Aos finais de semana, é possível comprar pães e bolos e ainda visitar ou se hospedar no retiro espiritual Siloé, com acomodações, refeitório e loja de artigos religiosos.

Nesse dia também aproveitamos para saborear a culinária de Vinhedo. Fomos almoçar no Restaurante Maria Zabbé que tem uma comida muito saborosa e sem falar no ambiente que  é bastante agradável e acolhedor.

DSC08597 DSC08601 IMG_5332 IMG_5333IMG_5403IMG_5459

http://instagram.com/p/9RnBMsugaU/

Endereços:

Mosteiro de São Bento de Vinhedo – Rua do Observatório, nº138

Restaurante Maria Zabbé – Rua das Andorinhas, 297 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*