El Tranvía traz um pedacinho do Uruguai para o Brasil

foto1

Pessoal, na última segunda-feira, eu fui convidada para um delicioso almoço no Restaurante El Tranvía do Iguatemi Campinas. O El Tranvía é especializado no saboroso churrasco uruguaio, o “asado”, serve apenas cortes importados preparados nas famosas “parrillas” à lenha. Adorei! Tudo saborosíssimo e impecável.

A vontade de compartilhar momentos prazerosos com os amigos e de saborear o “asado”, típico churrasco uruguaio no Brasil, fez com que uma família uruguaia estabelecida em São Paulo abrisse em 1997 a primeira unidade do El Tranvía. Localizado em uma pequena casa de vila no bairro Santa Cecília, o cantinho dos amigos e da família começou modesto, com apenas 26 lugares e oito funcionários.

O sabor da boa carne, aliado à hospitalidade dos uruguaios, começou a chamar a atenção, e, em poucos anos, a pequena vila foi sendo tomada pelo El Tranvía, que incorporou casas vizinhas, construiu espaços, pátios e hoje é referência para atender seus clientes com primazia. Tudo sem perder a característica e o bom gosto da família que faz questão de manter as tradições da cozinha uruguaia, com cortes 100% importados do país vizinho, aliando duas paixões: o prazer de uma boa refeição e a excelência no atendimento.

O que começou como hobby tomou grandes proporções. Hoje o El Tranvía tem quatro casas: São Paulo, Alphaville (batizada de El Uruguayo), Campinas (shopping Iguatemi) e a mais recente delas na cidade de Sorocaba (shopping Iguatemi Esplanada).

O nome El Tranvía em português significa “O Bonde”, símbolo da marca. Antigamente, nas épocas de glamour do Rio de la Plata, quando o Uruguai era considerado a “Suiza” da América, o bonde era o principal meio de transporte. Esse nome foi uma forma de resgatar saudosas lembranças, caraterística marcante no povo uruguaio.

O Uruguai pode ser sentido em cada cantinho das casas também pela decoração, que tem como um dos grandes atrativos obras de importantes artistas uruguaios. .

O grande atrativo dos restaurantes com certeza é a carne, mas o grupo fez questão de ir além e de reproduzir em todas as casas a ideia inicial de aconchego e sofisticação. A preocupação é vista em cada detalhe arquitetônico, decorativo e no atendimento oferecido aos clientes. A intenção é que os mesmos o sintam como uma continuação das suas próprias moradias.

DSC02785 IMG_1245 IMG_1243 IMG_1248 IMG_1266 DSC02756 IMG_1263 IMG_1249 IMG_1277 DSC02762 DSC02767 DSC02764 IMG_1254 DSC02782 IMG_1274 IMG_1252 DSC02775 IMG_1303 DSC02784 IMG_1293 DSC02780

A carne uruguaia

Segundo o diretor do El Tranvía, a preocupação do grupo com a carne começa pelo menos três anos antes de chegar à mesa.

“Nossas carnes são 100% importadas do Uruguai, de uma propriedade situada à beira do Lago do Rincón Del Bonete no Rio Negro, no Departamento (Estado) de Durazno. Cuidamos do animal desde que ele é bezerro até a hora do abate. É uma carne especial, que leva o nosso selo e tem o nosso padrão de qualidade. A raça escolhida foi a aberdeen angus, de origem escocesa. Essa raça, que teve uma excelente adaptação em terras uruguaias, é uma das mais antigas do mundo. Devido à geografia plana do país e à alimentação preferencialmente natural, o animal do Uruguai tem uma carne mais macia e textura diferente do que as encontradas no mercado brasileiro”, explica.

Mihaly conta ainda que mesmo depois do abate, a busca pela carne ideal continua. “O frigorífico Sarubbi, um dos mais importantes do Uruguai, ainda faz a pré-seleção do marmorizado da carne, a medição do PH, que tem que ser ideal. Só depois disso, a carne é maturada, embalada com o selo El Tranvía e transportada para o Brasil”, detalha.

Para fazer o churrasco, ou o “asado”, como é chamado pelos os uruguaios, a receita também é bem diferente da brasileira. A carne é temperada apenas com sal refinado e assada na brasa da lenha nas tradicionais parrillas uruguaias. “Nada de sal grosso e carvão. Esse é o nosso segredo e receita para um churrasco saboroso, suculento e saudável”, ensina.

Dentre as carnes que merecem destaque no El Tranvía está o asado de tira, que é a famosa costela. Na versão uruguaia, ela recebe o corte transversal em ripas e fica apenas 10 minutos na parrilla. “Por si só é uma carne mais macia do que as costelas tradicionais do Brasil”, garante. Outro sucesso da casa é o Bife Uruguaio, que consiste no corte mais nobre do ancho e agrada a todos os paladares.

Tradicional no Uruguai e único no Brasil, o Matambrito suíno também tem encantado os clientes do El Tranvía. Servido como entrada, o corte exclusivo e fino é ideal para petiscar tomando uma cerveja bem gelada.

A casa ainda tem sua própria produção de chorizo, linguiça feita com carne bovina e suína, suavemente temperada e que segue a mais tradicional receita uruguaia.

Como acompanhamentos, várias opções chamam a atenção e prometem atender todo tipo de paladar. Mas os destaques ficam com as várias receitas de Papas (batatas), que são as favoritas no Uruguai, e com a Parrilla de Vegetales, um mix de vegetais assados à lenha e que além de deliciosos, encantam pelo colorido.

Dulce de Leche

O doce de leite, o mais tradicional do Uruguai, também é importado para trazer aos brasileiros receitas típicas e irresistíveis. Panqueque de Dulce de Leche é uma panqueca de massa fina recheada generosamente com doce de leite e servida com sorvete.

Outra opção é a Torta Alfajor, tradicional torta uruguaia com discos de massa crocante intercalados com doce de leite uruguaio, coberta com marshmallow e raspas de chocolate meio amargo.

O El Tranvía destaca ainda outra sobremesa uruguaia tradicional muito especial: o Chajá (nome de uma ave do Uruguai), composta por chantilly, suspiro e pêssego.

Vinho próprio

A busca pela identidade própria do El Tranvía não parou na comida. O grupo dispõe de três rótulos especiais desenvolvidos pela vinícola Pisano, uma das mais tradicionais daquele país: La Tregua, La Tregua Reserva e Juan Fontana Reserva Especial.

El Tranvía Campinas

Em Campinas, o “El Tranvía” foi inaugurado em 30 de julho de 2013, no Iguatemi Campinas, e foi a primeira unidade do grupo a se instalar em um shopping.

Com decoração clássica, a casa dispõe da tradicional parrilla à lenha, dois salões principais, varanda, bar e área VIP, ideal para reuniões e encontros reservados com a família.

O bar, em estilo inglês, é inspirado no Mercado del Puerto de Montevidéu. Tem uma réplica de seu famoso relógio e é perfeito para apreciação de entradas, drinks e cervejas importadas.

Em meio a um de seus salões está instalada uma “gaiola” de metal, inspirada no Rosedal do Jardim Botânico de Montevidéu. E para levar seus clientes ainda mais para o clima uruguaio, assim como as demais unidades, as paredes do restaurante são decoradas com obras de importantes artistas daquele país.

Serviço

El Tranvía – Unidade Campinas

Local: 3º piso do Iguatemi Campinas

Horário: De segunda a quarta-feira das 11h30 às 23h30; de quinta a sábado das 11h30 à meia noite e aos domingos das 11h30 às 23h

Informações e reservas: (19) 3294-1345

Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)

Estacionamento: R$ 6,00 (sem manobrista)

Site: El Tranvia

Fotos Exclusivas do Blog Ronienfoque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*