Pessoal, o bolinho de arroz é um clássico imbatível nos menus de entrada de alguns restaurantes e nas mesas dos botequins, sobretudo na região sudeste.
É da mesma categoria de paixões para beliscar que o bolinho de bacalhau, a batata e a mandioca fritas. Difícil encontrar alguém que não fique salivando ao ver uma foto bem feita, uma porção ainda fumegante ou simplesmente ouvir falar do quitute. Eu adoro bolinho de arroz. É bom demais!
Sem contar os que fecham os olhos só de lembrar da receita da tia, da mãe ou da avó.
Não existe uma “fórmula” para o preparo do bolinho de arroz. Como todo prato caseiro, as receitas são passadas de mãe pra filha. Vem de gerações e ganham adaptações ao gosto de cada família. Há quem prefira usar apenas os grãos de arroz inteiros, só arroz fresquinho ou, ainda, para muitos, é indispensável o arroz de ontem.
A grande dica, é não usar muita farinha, para não ficar muito pesado. E nada de moldar na mão. “O feitio original oferece consistência para a massa ser modelada em duas colheres de sopa, raspar uma na outra e pingar direto na frigideira”. O calor do óleo também é importante: “é preciso que esteja quente, mas não soltando fumaça, para não queimar por fora e continuar cru por dentro”, garante alguns chefs.
Vamos a receitinha. Vocês vão gostar!
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de arroz bem cozido
- 4 ovos
- ¼ xícara de farinha de rosca
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- ½ colher (chá) de fermento em pó
- ½ xícara (chá) de salsinha picada
- ½ xícara (chá) de cebolinha picada
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 litro de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)
Modo de Preparo
Coloque numa tigela o arroz, os ovos, a farinha de rosca, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Numa frigideira funda, aqueça o óleo e doure os bolinhos, que devem ser moldados na mão, um a um.
Retire com escumadeira, escorra bem e sirva em seguida.
Bom Apetite
Tempo: 60min
Redimento: 30 a 40 porçoes