Pessoal, o preenchimento facial é um tema muito comum no consultório de dermatologia é um procedimento estético realizado por médico especializado (normalmente dermatologista ou cirurgião plástico) , com a finalidade de preencher rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial ou também pode ser usado para preencher lábios.
Quando o material é aplicado sob a pele, em rugas e depressões, diminui a sua profundidade, restaurando o contorno e volume do rosto, melhorando o aspecto da região tratada.
Quando o preenchimento é feito para correções de contorno do corpo, do rosto (mandíbula, região malar e mento) ou do nariz (é possível levantar a ponta do nariz, sabiam? ), essa técnica é chamada de Bioplastia. Já a região entre as sobrancelhas, a glabela, é uma área em que os médicos possuem diferentes opiniões pois o risco de cegueira com o preenchimento dessa região existe.
Existem alguns métodos diferentes de preenchimento mas eu vou falar do ácido hialurônico que é o mais utilizado.
Acido Hialurônico: o queridinho da maioria dos dermatologistas, é muito usado e apresenta poucos riscos ao paciente. Ele é produzido pelo nosso organismo , e tem uma enorme capacidade de reter a água nas células cutâneas, alem de estimular a proliferação do colágeno, garantindo hidratação, a luminosidade, o rejuvenescimento e a beleza da pele. O ácido sintético é idêntico ao produzido pelo nosso corpo, que tem sua produção diminuída com os anos.
O procedimento é simples e efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local (com bloqueio do nervo, como a anestesia de dentista sabe?) ou tópica (cremes anestésicos) . Dependendo da profundidade do preenchimento é indicado o método de anestesia e cada pessoa tem uma sensibilidade diferente a dor.
O preenchimento pode ser feito em qualquer idade, e a procura começa normalmente a partir dos 25 anos de idade.
O resultado é imediato, mas logo após a aplicação o paciente pode apresentar um inchaço ou hematomas no local ,que desaparecem entre 24 e 48 horas depois.
O efeito do preenchimento pode durar de seis meses a dois anos, vai depender do tipo de ruga que foi tratada, da qualidade do ácido hialurônico utilizado e do organismo de cada um. Isso acontece pois o acido hialurônico é absorvido pelo nosso corpo com o passar do tempo.
As principais indicações do preenchimento são:
- Rugas finas no rosto
- Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“), sulcos do canto da boca,
- Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças como a Lipodistrofia do HIV, levando a “bochecha murcha”
- Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”
- Correção de cicatrizes profundas
- Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios e definir o contorno
- Preenchimento malar (maça do rosto)
- Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”
Na técnica de bioplastia o preenchimento também pode ser usado para as seguintes situações:
- Preenchimento de glúteos , panturrilha, peitoral, entre outros.
- Bioplastia de nariz, queixo e mandíbula.
Apesar de ser um procedimento simples, o preenchimento com acido hialurônico é invasivo e portanto apresenta riscos ne?!! As consequências podem ser desde pequenos nódulos palpáveis ou aparentes, devido ao acumulo do produto em determinado local, até a perda do contorno e expressão natural da face, quando o médico ou o paciente exageram nas aplicações.
Pessoal, é importantissímo escolher um bom profissional e de sua confiança. O bom senso também não podem faltar.
Os cuidados pós procedimento são simples e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia. Deve-se apenas evitar exercícios e atividades intensas no dia da aplicação.
No caso de hematoma deve-se evitar o sol e manter o uso do filtro solar regularmente.
Consulte o seu dermatologista de confiança e se informe mais!