Pessoal, receitinha chegando! Eu adoro pinhão. Sei que ainda não época. Só que não resisti a esse saboroso risoto de pinhão. É fácil, charmoso e próprio para o outono/inverno.
Poucos sabem, mas o pinhão é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. As fibras nele contidas são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).
O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Consequentemente, ambos os nutrientes ajudam a evitar doenças cardiovasculares.
Destacam-se, ainda, os carboidratos. “O nele contido é do tipo complexo. Ou seja, garante maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico”.
É possível trocar o pinhão por outro ingrediente de sua preferência. Como queijos, tomate seco, abobrinha, funghi etc.
Só delicias para começar a semana!
Ingredientes
- 320 g de arroz arbóreo ou carnarólio
- 1,5 litro de caldo de legumes, fervendo
- 40 g.de manteiga
- 60 g de cebola picada
- 150 ml de vinho branco seco
- 200 g de manteiga gelada em cubinhos
- 90 g de queijo parmesão ralado
- 100 g de pinhão em conserva
- Sal a gosto
- Ceboulettepara decorar
Fonte: Grande Hotel Campos de Jordão – Senac