Maceió Terra Linda e Hospitaleira – Férias 2011

Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió!

Hoje contar um pouco sobre a viagem que fizemos de férias em Outubro de 2011 para Maceió, foi a segunda vez que estivemos naquele paraíso de águas cristalinas!!!

A primeira vez que fomos a Maceió foi em Outubro de 2004 e ficamos encantados com tudo que vivenciamos e resolvemos voltar no ano passado!

Maceió está Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, e destaca-se pela sua beleza exuberante. Entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações.

Hoje, com aproximadamente um milhão de habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias.

As praias são as mais bonitas do Brasil. Toda a orla marítima é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante. Algumas das praias ainda são primitivas e deixam os visitantes em êxtase e sem vontade de deixá-las; elas são banhadas por um mar ora verde, ora azul, incomparáveis para o deleite da vista humana.

A capital de Alagoas tem localização privilegiada. Banhada por 15 praias, e destaca-se no cenário nacional e internacional pela beleza de suas praias,        sempre mornas e cristalinas. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.

Nós adoramos o Nordeste, e sempre que sobra uma folguinha fugimos rumo as belas praias nordestinas.

Chegamos a Maceió já no Aeroporto alugamos um carro da Avis como sempre fazemos em nossas viagens e fomos hospedar  no Hotel Ponta Verde, é um ótimo hotel, eu recomendo.  É a segunda vez que hospedamos nesse hotel e adoramos. O hotel foi todo reformado recentemente, é na praia de Ponta verde, de frente para o mar. Tem excelente localização, pertinho de tudo. O café da manha do hotel, é delicioso e tem muitas variedades. Nós sempre fechamos nosso pacote só com café da manha, para curtimos bastante a culinária local. Mas o hotel tem pensão completa para quem preferir! Tudo delicioso e impecável.
Segue o link do hotel:

http://hotelpontaverde.com.br/maceio/

Tenho dicas de mais dois hotéis para indicar para vocês. Temos amigos que se hospedaram nesses dois a pouco tempo e também gostaram bastante!

Esses hotéis acima ficam um pouco mais afastados. Mas de carro tudo é perto por lá.

A orla de Maceió foi toda revitalizada e está belíssima, com muitos coqueiros, quiosques, pista para uma boa caminhada, cooper e ciclovia! E o melhor de tudo é olhar para a beleza da cor do mar dessa linda cidade!

O pedaço mais bonito da Maceió central está neste cantinho de Ponta Verde entre o pontal e a Pajuçara. Ali a avenida beira-mar, tem bastante jardim e enfeitada por coqueiros.

As praias urbanasPajuçara, Ponta verde, Jatiúca e  Cruz das Almas

Litoral Sul

Praia do Gunga, Barra de São Miguel e Praia do Francês.

Litoral Norte

Paripueira,  Sonho verde, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica, Pratagi, Costa Brava, Tabuba e Ipioca.

Em Ipioca não deixe de ir no Restaurante Hibiscus, bar de praia que funciona no condomínio Angra de Ipioca, bem sinalizado na estrada.

A Praia de Pajuçara é Enfeitada pelas tradicionais jangadas, que há décadas levam às piscinas naturais na maré baixa. Pajuçara é a praia mais popular do centro de Maceió. Como a maior estrutura hoteleira da cidade está ali, é também a praia mais próxima de boa parte dos turistas. A feirinha de Artesanato da Pajuçara é aberta todos os dias e atrai muitos visitantes!

Minha recomendação em Ponta Verde é duas barracas ótimas, a Lopana e a Kanoa. As barracas Lopana e Kanoa são charmosas e funcionam também como bares no happy hour e, na temporada, à noite. A Lopana também tem um catamarã que faz passeios na maré baixa, em busca de pontos de mergulho entre Ponta Verde e Pajuçara. No verão é difícil conseguir lugar e o atendimento pode ficar menos eficiente — mas o nível é alto. Vejam as fotos:

Depois da praia: atravessando a avenida à altura da Kanoa você encontra uma espécie de praça de alimentação na calçada: por ali estão o café Nakaffa, o japa Nirá Express e a hamburgueria Don Burger. Considere também andar em direção à Pajuçara para aproveitar o bom quilo Comedoria Sueca ou a sorveteria Bali.

A praia do Gunga é maravilhosa e vale o passeio, o Gunga fica num pontal dominado por um imenso coqueiral; um de seus lados é banhado pela foz da Lagoa do Retiro; o outro está em mar aberto. A propriedade é privada e o acesso, controlado. Nas proximidades há piscinas naturais que se formam na maré baixa.Tem boa infraestrutura, com bastante barracas e toda segurança!

O passeio para a praia do Gunga pode se fazer de catamarã ou de carro, é tudo sinalizado e fácil o acesso, as duas vezes nos fomos de carro e por nossa conta!

Dunas de Marapé é lindo, imperdível. É bem localizado em Jequiá da Praia, distante 60 Km de Maceió e considerada por várias revistas como uma das 10 praias mais lindas do Brasil, Dunas de Marapé é um lugar exótico e belo, onde o rio Jequiá, cercado por mangues, se encontra com o mar que esculpiu praias de areias brancas e águas mornas.

Logo que chegamos ao local onde as agências de passeios indicam a todos para que estacione os veículos, não caia nessa, ali eles cobram 130,00 o casal, já te oferecem o barco de ida e volta, mas é só atravessar o riacho, de um  lado ao outro rsrsrs, almoço incluso, isso tudo sem que você conheça o restaurante o cardápio e tal, tudo numa rapidez, para que não tenhamos tempo de pensar, eles falam que o barco está saindo, que é o ultimo barco, ai as pessoas desesperam e fecham com eles. Então não entrem nessa. Indo de carro ande mais uma quadra pra frente você vai ver uma porteira com um vigia, ali você deixa o carro, eles vigiam, e ele te cobra 10,00 reais cada pessoa é o valor da travessia de barco, pois é só atravessar o riozinho e chegar na outra margem. Ai é só curtir, pois uma bela praia te espera, com um bom restaurante. Se quiser almoçar, ou só petiscar você fica a vontade, e curte o passeio sem hora pra voltar. Aproveita todo o passeio no seu tempo! Então um passeio de 130,00 cai para 20,00, o restante é o que quiser gastar no restaurante que tem ótimos preços. Essas dicas são boas e eu não podia deixar de dividir com vocês.

A praia do Francês é linda e não deixe de visitar. Só que o interessante é ir durante a semana, pois final de semana fica lotada e sem chances de curtir as maravilhas dessa praia! Ficamos no Restaurante Beleza tropical, que tem uma infraestrutura excelente, tem duchas, armários com chaves para você guardar os pertences e ir curtir a praia, musica ao vivo e comida deliciosa. Esse restaurante estivemos lá em 2004 e gostamos muito, ele só teve melhorias durante esse tempo. Então vale a pena conhecer!

Restaurantes, Pizzarrias, Sorveterias em Maceió que nos fomos e eu indico de olhos fechados:

Divina Gula, Imperador dos Camarões, Armazém Guimarães, Bodega do Sertão, Carlitos, Recanto do Picuí, Lopana, pizzaria Santo orégano, La pasta Gialla, Massarella,  Sorveteria Dom Freddo.

No pontal da Barra fica o bairro das rendeiras, elas tecem na porta das casas. já com várias lojinhas é um bairro famoso e lá se encontra o Filé a tipica renda alagoana. E ocupa importante posição na economia da comunidade.

O Município de Marechal Deodoro é onde fica a praia do Francês e vale uma visita. Além de ter sido a primeira capital de Alagoas, é a cidade onde nasceu o primeiro Presidente da República do Brasil, o próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Antes de levar o nome do Proclamador da República ela já foi: Vila da Madalena, Madalena de Sabaúna, Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Alagoas do Sul e, depois, simplesmente Alagoas, que serviu de sede do governo, entre 1823 e 1838, da então província de mesmo nome.

Maceió é tudo isso e um pouco mais!!! Terra linda e abençoada.

4 Replies to “Maceió Terra Linda e Hospitaleira – Férias 2011”

  1. Rô, que delicia eu me encantei com Maceió.
    Eu fiquei neste Hotel Ponta verde, não tem elevador panorâmico?

    Que saudade!!! vontade de voltar.
    Não esqueço a Paria do Francês. Fizemos um passeio de barco, tenho fotos segurando um ouriço. hehe. Foi Demais. E um passeio para uma praia fechada que me encantou.
    Beijocas, lindas fotos.

  2. Esse hotel é tudo amiga, e Maceió, é lindo demais!!! Tem Elevador panorâmico sim. show show

  3. Que lugar maravilhoso amiga, Rua da Alegria é a sua cara! Amei o post! Quero conhecer, beijosss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*