Pessoal, uma das novidades do momento para o tratamento de manchas e Melasmas é o Acido Tranexâmico. Eu estou com umas pequenas manchinhas quase não da pra perceber. Porém, temos que prevenir para que essas manchas não virem melasmas no futuro não é mesmo! Cuidado e prevenção sempre!
Estou usando o Acido Tranexâmico em cápsulas por recomendação da minha querida dermatologista Dra. Ana Paula Azevedo da Clinica Silk.
O ácido tranexâmico é um agente antifibrinolítico, que age através de competitivo, inibindo a ativação do plasminogênio à plasmina. A plasmina é a proteína responsável pela dissolução do coágulo sanguíneo. O ácido promove, assim, maior estabilidade do coágulo, sendo bastante utilizado no dos episódios hemorrágicos nas hemofilias, doença de von Willebrand (DVW) e doenças hemorrágicas.
Ele promove uma proteção em relação ao sol e outras agressões externas, evitando o aparecimento do melasma. Ele tem um mecanismo que inibe a plasmina e, através deste mecanismo, consegue evitar todas as inflamações desencadeadas por essas agressões externas.
O ácido tranexâmico é um tratamento promissor para melhorar as mancha e melasmas.
Substâncias como o ácido tranexâmico são muito estudadas e demonstram cientificamente, que podem ajudar no controle do melasma. No entanto, elas devem ser prescritas pelo médico dermatologista que conhece o mecanismo desses medicamentos e pode indicar doses corretas e também evitá-las em caso de contra-indicações especificas.
“Dra Ana Paula Azevedo reforça que nem todas as pessoas podem usar e por isso a importância de uma avaliação médica”.
Vantagens do uso do Ácido Tranexâmico:
- Clareamento e prevenção da pigmentação
- Reduz ou remove a pigmentação da pele
- Previne e/ou trata pigmentações como cloasmas, sardas, manchas causadas pelo sol, pele enegrecida, e melanodermia causados por drogas como corticoides e anticoncepcionais.
- Minimiza manchas da pele causadas por exposição ao sol.
- Anti-inflamatório
- Age sobre a condição inflamatória crônica moderada nos locais de pontos, para suprimir ativação de melanócitos.
- Inibir ou melhorar a aspereza da pele
- Restaurar a pele danificada pelos raios UVA / UVB, poluição ou outros fatores ambientais.
O melasma é traiçoeiro e piora mesmo na sombra, pois está sujeito a vários estímulos como: sol, calor, estresse, remédios e irritações locais. O exato mecanismo que favorece o aparecimento desta mancha não está totalmente esclarecido.
Proteger sempre a pele com filtro solar, de preferência físico, com numeração alta e com cor.
Melasma
Todos sabemos o quanto o melasma é perturbador para seus portadores. Essa mancha não é simplesmente o excesso de melanina, mas sim um conjunto de alterações que favorece um desequilíbrio no melanócito que responde exageradamente a vários estímulos. É por essa razão que o melasma, além de piorar com o sol e o calor, também piora com a pílula anticoncepcional, remédios, doenças e estresse.
Nota-se que cada vez mais que o melasma é explicado como uma reação inflamatória causada pelo melanócito que se desequilibra, e as substâncias que, de alguma forma, cortam as vias metabólicas dessas inflamações, podem proteger a pele e clareá-la
O melasma tem tratamento e não pode atrapalhar sua vida.
Agende uma consulta com o seu dermatologista!