Pessoal, o veludo molhado voltou e para quem aderiu à moda dos anos 90, provavelmente, vai ter umas peças deste material para aproveitar neste inverno. Fiquem atentas somente às mudanças de modelagens.
O veludo molhado já foi hit nos anos 70, depois nos anos 90 e esse ano ele é o queridinho dos estilistas.
Ao contrário do que muitos pensam, o veludo não é apenas um tecido pra usar a noite. O truque de estilo é começar criando looks que misturam o básico com o sofisticado indo assim para o famoso estilo Hi-low. Você pode combinar apenas 1 peça em veludo com outras mais casuais e menos chamativas – o legal é brincar com as texturas, assim tudo fica mais harmônico.
Como usar o veludo molhado neste inverno:
- Escolha peças mais soltinhas.
- Blazers e vestidos sem cintura marcada.
- Vestidos com comprimento midi, soltinhos mas com fendas laterais.
- Misturar com rendas, seda, transparências ou com peças esportivas é uma tendência. O visual do veludo nesta temporada deve ser leve, com movimento e fresh, já que o inverno no Brasil não é nada severo.
- Alcinhas podem dar as caras em vestidos e blusas mesmo no inverno.
- Peças de veludo molhado tendem a roubar a atenção pelo efeito brilhando que o tecido possui, desta forma evite usar em partes do corpo que queira disfarçar ou compor com outras peças que briguem por atenção.
- Cores: preto, marrom, laranja, pantone (rosa queimado suave).
- Considere acabamentos, cintos, barras, gargantilhas e outros acessórios em veludo.
Breve histórico sobre o veludo
O veludo é um tecido antigo que surgiu na Índia e seu nome deriva do latim “vellus” que significa “pelos”. No século XIV, quando passou a ser comercializado, até o século XIX, o tecido era sinônimo da nobreza. Por ser confeccionado quase que exclusivamente com seda, o veludo era um produto bastante caro que só podia ser consumido por nobres. Posteriormente, o veludo passou a ser feito com base em fibras de algodão, o que barateou os custos de produção e consequentemente tornando-o mais acessível à população.
Hoje, os veludos podem ser confeccionados com diferentes fibras, tanto as naturais como a seda, o bambu e o algodão, quanto sintéticas como o rayon e o poliéster. É importante dizer que cada fibra é responsável por produzir um tipo diferente de veludo. O veludo molhado, que deve ter toda nossa atenção é produzido com fibras sintéticas, onde a base é malha, o que propicia a maciez e a leveza no caimento.