PROTEJA-SE CONTRA GRIPES E RESFRIADOS – Por Dr. Nael Hwas

gripe-e-resfriados-8211-o-que-causa-e-quais-recomendacoes-para-combater-gripes-e-resfriados-1024x568

A cada ano que passa as quatro estações nos surpreendem mais. Hoje em dia não é nada fácil prever o clima e isso acaba nos expondo ao calor e ao frio em dias que não estamos preparados. Isso, somado a outros diversos fatores, favorece o aparecimento de gripes e resfriados mais frequentemente. Mas você sabe identificar quando está resfriado ou gripado?

A maioria das pessoas não consegue perceber a diferença entre os dois. O resfriado comum é uma infecção viral de sintomas mais leves como congestão nasal, coriza clara e espirros (nesse caso normalmente não há febre alta). A gripe também é uma infecção viral e caracteriza-se pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Ela perdura geralmente entre sete e 10 dias, podendo também desencadear complicações como sinusite bacteriana, otite média e pneumonia.

Para saber se é um resfriado simples ou uma gripe, o profissional deve sempre avaliar o histórico clínico do paciente, bem como realizar o exame físico.  Só a partir desses procedimentos é possível dar um diagnóstico preciso.

Existem maneiras simples de prevenir as doenças – e não é só consumindo vitamina C, como muitos pensam-. Os resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. Já a gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, assim como durante as campanhas nacionais de vacinação.

É muito importante proteger as crianças. A vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. Quando existir a suspeita de complicações é imprescindível levar a criança para consulta médica. O mesmo aplica-se para os adultos, que devem buscar orientação especializada e jamais se automedicar.

Dr. Nael Hwas é coordenador do Pronto Socorro Adulto do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*