Estrasburgo entre a França e a Alemanha

BarcoCanal

Pessoal, a região da Alsácia é um roteiro maravilhoso. Eu considero uma região linda! Onde romantismo está no ar!

No nordeste francês, fronteira com a Alemanha, fica a Alsácia, região tão conhecida por sua cultura de forte influência germânica. Esse pedaço da França sempre foi alvo de disputas entre os dois países, passando de uma mão para outra diversas vezes na história. Os períodos de domínio alemão ficaram bem marcados na cultura local. Interessante é notar como o povo é diferente ali em relação ao restante da França, dizem que o alsaciano é bem peculiar, um povo que pensa em alemão e se comunica em francês. Belas e pequenas vilas, vinhos brancos da melhor qualidade e muito da cultura alemã na França.

Estrasburgo, capital da Alsácia, fica no nordeste da França. Trata-se de antiga cidade medieval, localizada na região da Alsácia. Apesar da idade, a cidade é repleta de jovens (é a segunda maior população estudantil da França).  Ainda apesar da idade, Estrasburgo  está ligada no futuro –  ruelas tortuosas e sua lindíssima catedral gótica contrastam, por exemplo, com a arquitetura contemporânea do Parlamento Europeu.

199 auberge-4

Estrasburgo (também conhecida como Strasbourg). A cidade é muito bonita e cada esquina você se surpreende com as paisagens. O centro é todo rodeado por canais e diria que lembra muito Bruges. É tudo muito limpo e organizado e a cidade é realmente imperdível. Se não fosse pelo francês ouvido pelas ruas, você se sentiria realmente em uma daquelas típicas cidadezinhas alemãs do interior, muito comum na rota romântica. Apesar de ser uma delícia se perder pelas suas ruas, os horários de algumas atrações te impõem algumas restrições, portanto é importante se planejar para não deixar de curtir nada. Por exemplo, uma das principais atrações da cidade, o relógio astronômico, só pode ser visto em pleno funcionamento as 12:30hs de cada dia, mas a entrada ocorre as 11:30hs.

img_4306 img_5204 img_4270 IMG_3987 ponts_couverts_02 auberge 2855-so-galeriephoto-photo03-fr2Strasbourgs-3

Roteiro Turístico de Estrasburgo

  • Catedral Notre Dame de Estrasburgo
  • O relógio astronômico
  • Place Kleber
  • Petit France – Bairro Pequena França
  • Passeio de barco pelos canais
  • Praça da República – Também famosa, pois o Palais de Rohan está situado em frente e bem próximo a ele o edifício da Ópera Municipal, o Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional.

Restaurantes que indico:

  •  Au Dauphin (13, Place de la Cathédrale)
  • Brasserie Les Brasseurs
  • La Coccinelle
  • Pommes De Terre Et Compagnie
  • Auberge de l’Ill Entre Estrasburgo e Colmar

Para o bate volta, vá de manhã e volte à tardezinha. A viagem de Paris a Estrasburgo dura cerca de 2:30 pelo TGV (trem de alta velocidade) e o preço é em média de 50 euros por trecho.

Não se assuste com as 2:30 no trem, pois a viagem de TGV também fará parte do seu passeio: é muito confortável, tem uma paisagem linda e você nem percebe que está a 300 km/h.

A Alsácia é responsável pela produção de 60% da cerveja francesa. As marcas mais famosas são: Kronenbourg, Fischer e Meteor.

Já com relação à comida, qualquer restaurante típico na cidade vai oferecer um desses menus: kougloftarte flambéechoucroutre e o queijo Munster.

Dica importante: Não esqueça de levar seu passaporte para andar de trem. Como o TGV para Estrasburgo geralmente segue para a Alemanha, é comum pedirem seu passaporte.

Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia

  •  De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da Eurorail, consegue preços mais baratos ainda.
  • De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta).
  • De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França
  • De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*