Deserto do Atacama florido

O deserto mais árido do mundo, o Atacama, de repente se transformou em um tapete lindo de flores silvestres.

O deserto mais árido do mundo, o Atacama, de repente se transformou em um tapete lindo de flores silvestres.

Pessoal, o Deserto do Atacama está florido! Graças às chuvas, esse fenômeno atinge em 2017 a sua maior intensidade no Chile em duas décadas.

Um fenômeno belo e estranho, chamado até de milagre do Atacama que só ocorre com vários anos de intervalo: a floração do deserto do Atacama, um dos lugares mais secos do mundo. Não é em todos os anos que o deserto do Chile floresce. Isso depende exclusivamente das condições climáticas, como a chuva.

Antes, as flores apareciam a cada cinco anos, ou mesmo dez. Mas nos últimos tempos se tornou recorrente. A última grande florada havia sido observada em 2015, há apenas dois anos. Antes, em 1997, duas décadas atrás.

As flores florescem na região de Huasco no deserto de Atacama, cerca de 600 quilômetros ao norte de Santiago.

atacama9atacama-florido-trematacama8

Centenas de turistas nos últimos dias estão parando na estrada para retratar algumas das quase 200 espécies de plantas que a paisagem oferece.

Assim que surgiu a notícia sobre chuvas abundantes na região em maio, algo incomum, muita gente começou a planejar suas viagens. Chilenos, mas também muitos estrangeiros: alemães, franceses, espanhóis… De acordo com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) do Chile, espera-se que pelo menos 25.000 pessoas cheguem à região do Atacama neste período para observar o espetáculo natural. Até agora, os hotéis estão com 60% de ocupação, ainda com capacidade para acolher quem decidir viajar de última hora. Porque o raro florescimento do deserto nos últimos dias pode ser observado em toda a sua magnitude, e o fenômeno se estenderá pelo menos até a primeira quinzena de setembro.

atacama7 atacama6 atacama5 atacama4

A maior quantidade de flores multicoloridas aparecem perto do Pacífico, ou seja, em ambos os lados da rodovia Pan-Americana, que atravessa o país de norte a sul. Podem ser encontradas em diversas regiões do norte do Chile, mas se concentram sobretudo nos quase 150 quilômetros que separam as cidades de Copiapó e Vallenar, habitualmente uma paisagem árida, onde preponderam os tons de terra. Um dos lugares que os especialistas recomendam para apreciar o deserto florido em toda sua magnitude é o Parque Nacional Llanos de Challe.

atacama3 atacama2 atacama1

Sobre o deserto do Atacama: 

deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência de as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante anos sucessivos sem chuva.

O Deserto do Atacama ocupa uma grande área do norte do Chile e o principal ponto para ter como base para explorar suas belezas é San Pedro de Atacama. San Pedro, ou SPA, é um local bem pequeno e de estrutura limitada, que não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo de San Pedro fica em Calama, uma cidade com estrutura melhor, a 100 km de distância. Por via terrestre são mais de 1.600 km até Santiago.

Para os brasileiros, o primeiro passo é pensar em como chegar de sua cidade até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração.

A opção de melhor custo-benefício para ir do Aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama, principalmente para as pessoas que viajam sozinhas ou em grupo pequeno, é contratar o serviço de um transfer. Não há ônibus que saem do aeroporto e vão até San Pedro, mas há ônibus que saem da cidade e vão até o vilarejo. Como você pode pegar o transfer no próprio aeroporto e ir até a porta de seu hotel em San Pedro, essa será uma opção mais confortável, principalmente para quem já passou várias horas viajando.

Há algumas empresas de transfer que fazem esse trajeto e você pode até contratá-las quando chegar no próprio aeroporto, mas, para garantir sua vaga, é melhor que faça uma reserva pela internet antes de chegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*