Paris: O charmoso bairro boêmio de Montmartre

escadaria9

Pessoal, Montmartre é uma das regiões mais especiais de Paris.  É só caminhar pelas ruazinhas que você vai se sentir dentro de uma outra Paris.

O metrô mais próximo é o ANVERS (linha 2). Para chegar até a Basílica, suba pela Rue de Steinkerque e aproveite pra comprar todas as lembrancinhas que quiser, porque aqui é um dos endereços mais baratos de Paris, em se tratando de souvenirs de viagem.

Montmatre e seus encantos como: A Basílica do Sacré-Cœur, a colorida Place do Tertre e seus pintores, as escadarias bucólicas, os antigos cabarés e o vinhedo Clos de Montmartre.

escadaria5 escadaria10 escadaria8

A subida até a igreja pode ser feita à pé ou pelo funiculaire – um trenzinho de cremalheira que fica no lado esquerdo das escadarias e do famoso carrossel de Montmartre (vale pra quem tem o Paris Visite ou o Navigo Découverte).

escadaria9 montmartre-escadarias ESCADARIAS5

Montmartre tornou-se ainda mais conhecida depois da explosão mundial do filme Amélie Poulain em 2001. Se antes do filme já deveria ser uma delícia andar pela Place de Tertre, ficar horas apreciando todos os pintores e seus quadros lindos e coloridos ou caricaturas; se encantar com cada detalhe da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e se apaixonar com a vista magnífica da cidade, imagine agora.. Agora, você faz parte quase que de um tour seguindo os passos de Amélie.

Você até pode estar sozinho (a) mas tenha a certeza que vai esbarrar com outros tantos fãs do filme por Montmartre, para não falar do Café des Deux – onde você vai encontrar todos os apaixonados pelo filme, tirando milhões de fotos do poster de Audrey Tautou pendurado na parede ou da estante com objetos do filme, como o Anão de Jardim.

Amelie-Cafe-Paris Amelie

O verdadeiro charme de Montmartre reside no seu romantismo, onde em cada detalhe você vai se encantar. Montmartre não esquece do seu passado operário, afinal era uma comunidade rural (até o final do século 19) incluem dois moinhos de vento, o Moulin de Radet e Moulin de la Galette. Alguns vinhedos permaneceram ativos, como os da rue des Saules que produzem cerca de 1.000 garrafas de vinho a cada ano.

O bairro de Montmartre é muitas vezes sinônimo de poetas ou pintores como Picasso, mas também estilo de vida boêmio do século XIX e início do século XX.

À partir de 1880, um boom boêmio atraiu escritores e artistas em grande quantidade: o Bateau Lavoir (destruído nos anos 70) abrigava os estúdios de pintores icônicos, como Modigliani, Picasso e Braque; e os estúdios de Renoir e Dufy eram localizados onde hoje é hoje o Musée de Montmartre. O museu oferece uma intrigante visão do passado artístico do “quartier” e contém alguns cartazes originais de Toulouse-Lautrec. O Le Consulat também se destaca, como um prédios mais famosos de Montmartre.

ESCADARIAS4 ESCADARIAS

A visita de Montmartre é quase inevitável para um viajante que visita Paris, pela primeira vez ou pela décima vez, pouca importa. Se o Sagrado Coração de Jesus é um dos monumentos mais visitados no bairro de Montmartre , saiba que é possível ficar longe das multidões e descobrir os encantos de Montmartre, em ruas e praças desta pequena Paris.

Perto do Sacré-Cœur está a famosa Place du Tertre, conhecida por ser frequentada por pintores de quadros e de caricaturas. Lá também existem vários restaurantes e geralmente sempre está tudo mais que lotado, mas vale a visita !

Pegando a Rue Norvins e descendo pela Rue des Saules, você passará pela La Maison Rose, que fica na esquina com a Rue de l’Abreuvoir (aqui a foto atual e a de 1900).

escadaria10 escadarias7

Seguindo ainda pela Rue des Saules, fica o prédio do antigo cabaré, Au Lapin Agile.

Na lateral do Au Lapin, na Rue Saint Vincent, fica a Clos Montmartre e seu vinhedo em plena Paris!

Vocês já assistiram o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Então, tem várias cenas famosas pelo bairro, inclusive o Café des Deux Moulins, onde a Amélie trabalhava. Você ja conhece o famoso Montmartre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*