Como limpar o Ferro de Passar Roupas

Pessoal, hoje vamos falar de um assunto que muitos esquecem de fazer e é muito importante. Com o passar do tempo, o ferro a vapor acumular calcário. Isto acontece em todos os aparelhos elétricos que usam água. Quanto mais mineral for a água da sua região, mais rapidamente as impurezas do calcário irão desenvolver-se e solidificar, se não forem limpas.

Sem uma descalcificação regular, através da função “auto-limpeza”, o aparelho poderá soltar minerais pela saída de vapor e causar manchas e sujeiras nas roupas. Use a função “Auto-clean” de seu ferro regularmente, para garantir o perfeito funcionamento e durabilidade.

Aprenda a fazer a limpeza ferro de forma prática e rápida.

Foi passar roupas e se deparou com uma macha de sujeira deixada pelo ferro? Esse problema é bem comum, pois os resíduos vão se acumulando na base e no reservatório de água do aparelho e podem se desprender nas suas peças. 

Antes de começar é importante identificar o tipo de ferro de passar que você tem em casa. Eu sempre recomendo guardar o manual do produto, pois lá sempre tem todas as informações de cuidados. 

  • Encha o reservatório de água até o limite indicado.
  • Ligue o ferro na temperatura mais alta e posição máxima de vapor.  Nos ferros que tem indicações de auto clean, basta deixar na posição. Espere até que ele atinja essas condições.
  • Desligue o ferro da tomada, vá até a pia ou tanque e balance o ferro ligeiramente, fazendo movimento de vai e vem, até que toda a água seja escoada do reservatório, através da base do ferro. Tome cuidado para não se queimar com a água quente e com o vapor.
  • Para limpar os furinhos da base do ferro, por onde sai o vapor, use um cotonete umedecido em vinagre branco de álcool.
  • Com o ferro de passar já frio, umedeça um pano com água, coloque algumas gotas de detergente neutro e passe na base. Em seguida, finalize com um pano seco.

 Após seguir essas dicas você vai ter um ferro limpo e muito mais eficiente, o que certamente facilitará a tarefa de passar roupas. Faça essa limpeza 1 vez por mês!

O meu ferro é da marca Philips/Walita. Faz tempo que eu tenho e adoro. Nunca me deu nenhum problema e muito menos vazamentos de água, que é muito comum de ocorrer em algumas marcas.

Gostaram dessa dica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*