Deliciosa Cassata de Abacaxi

Pessoal, receitinha saborosa chegando por aqui. A cassata de abacaxi é uma sobremesa deliciosa, principalmente nos dias quentes do verão. O abacaxi da um toque especial a esse prato, deixando-o leve e refrescante. É um tipo de doce que acompanha bem qualquer situação em família, em festas, churrasco, todos gostam, é leve, saudável e ainda pode ser um digestivo perfeito.

Não registros que contêm a origem desse prato, ele se parece muito com um pavê de frutas a diferença é que em vez de ser feito com pêssegos ou morango, é feito com abacaxi. Seria uma espécie de torta fria a base de creme de leite, leite condensado e abacaxi fresco ou em calda. Algumas pessoas utilizam abacaxi em calda, porque é mais prático, mas o correto seria fazer com abacaxi fresco.

Se o leitor optar por fazer com a fruta fresca, é bem simples, corte as fatias e leve ao fogo com 1 xicara de agua e 1 xicara de açúcar, deixe ferver por uns 10 minutos para cozinhar e apurar a calda e esta pronto para ser utilizado e com um detalhe: sem aqueles conservantes da lata. Alimentos enlatados levam uma grande quantidade de conservantes, por essa razão, é melhor usar a fruta fresca.

Ingredientes

  • 1 lata de abacaxi em calda;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 litro de leite;
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho;
  • 1 Colher  (sopa) de manteiga;
  • 6 unidades de ovo;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 lata de creme de leite
  • 280g de biscoito champagne;
  • 1 unidade de limão.

Como preparar

Primeiro é preciso fazer um creme de gemas, para isso, separe as gemas das claras dos ovos. Em uma panela, coloque as gemas, o leite, o leite condensado, a maisena e a manteiga. Misture tudo até dissolver a maisena. Leve ao fogo baixo e, mexendo sempre, espere o creme engrossar.

Desligue o fogo, misture os abacaxis previamente cortados em cubinhos, reserve a calda. Na batedeira, bata as 6 claras em neve, quando estiverem firmes, acrescente o açúcar e continue batendo por mais alguns minutos. Desligue a batedeira e adicione, com cuidado, o creme de leite. Misture bem para montar a cassata.

Arrume, de preferência, um recipiente fundo ou refratário grande. Primeiro coloque uma camada do creme de gemas, depois por cima, uma camada de biscoitos champagne, que devem ser molhados antes na calda do abacaxi. Alterne as camadas até o final. Para finalizar, ou seja, por cima de tudo, despeje o suspiro ou merengue, leve à geladeira por no mínimo 3h.

O ideal é fazer de um dia para o outro para ficar bem gelado. Quando sair da geladeira, raspe a casca de 1 limão por cima para dar mais cor e sabor. Sirva bem gelada. É uma sobremesa ótima para festas, leve e saborosa e refrescante para os dias quentes do verão. Acompanha bem churrascos, porque o abacaxi é rico em fibras e acelera a 

Depois me conte se gostaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*