A Poesia prevalence dentro de nós

Terça-feira é dia de falar de poesia no Blog Ronienfoque. A poesia nos permite voar para um mundo distante e relaxa a alma nos tempos difíceis. Eu sou amante de poesia.

“Já fui planta simples, dessas fácil de cuidar. Uma Maria Sem Vergonha sorrindo em qualquer canto, em qualquer lugar. Hoje, sou Orquídea Rara. É preciso que me entendam, se querem me cultivar. E sob um olhar mais que atento floresço uma vez por ano só e olhe lá.” (Guiomar Paiva)

Hoje apresento para vocês um poema de Guiomar Paiva. Guiomar de Paiva Brandão é natural de Caxambu, reside em São Lourenço, Sul de Minas Gerais. Desde muito cedo escreve poemas para adultos, contos e poemas para crianças. Possui vários livros infantis, e inúmeras poesias premiadas para adultos.

Guiomar é membro fundador da Academia Caxambuense de Letras, membro da Academia Poços-Caldense de Letras e pertence também à Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e afins do Rio Grande do Norte, Natal, membro da Associação Cultural de Caxambu e Agentes da Cultura de Itanhandu-MG.
Filha de José Capistrano de Paiva Filho e Maria de Lourdes Mendes Paiva é casada com Augusto Brandão e tem quatro filhos, Daniel, Tatiana, Thais e André Augusto.

Formada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional pela UNINCOR, Três Corações.

Participou de vários concursos nacionais e locais, ganhando o Concurso João de Barro de Belo Horizonte com o livro infantil “Giramundo”, recebeu a premiação no Palácio das Artes em Belo Horizonte – MG. E o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) com o livro infantil “Liga pra mim”, recebendo o troféu de melhor autora infantil no Memorial da América Latina em São Paulo, capital. Possui poesias publicadas em várias Antologias Poéticas inclusive Antologia de Literatura Internacional – Del Secchi, pela Editora Alba em Varginha/MG.

Livro Quintais – Prêmio Nacional da Poesia Escrita e Falada de Varginha-MG.

Foi palestrante do Encontro Lê de Educadores em Belo Horizonte recebendo o certificado de participação com a palestra: O Autor de Literatura Infantil. Recebeu o certificado pela palestra “Vivendo a arte poética” na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli – Universidade do Vale do Sapucaí. Possui o diploma “Galo de Ouro”, consagração Pública de pesquisa popular realizada pelo Jornal Panorama, Baependi Sul de Minas Gerais. “Destaque Cultural pelo Jornal Sul Mineiro”, Baependi Sul de Minas Gerais e o Título de Princesa das Escritoras Brasileiras pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, por ter obtido 196.800 votos no Concurso Nacional de Literatura Brasileira. Sempre participou do festival Cante e Conte na cidade de Baependi/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*