A história da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau

Eu sou encantada com a Catedral de Blumenau e vocês já perceberam que sempre estou por lá assistindo missas, fazendo orações e fotografando essa linda igreja. A igreja de Blumenau foi construída no estilo moderno, porém, com uma estética alinhada à cultura do imigrante que fundou Blumenau.

Vamos conhecer um pouco sobre a arquitetura e a história da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau.

Foi inaugurada em 25 de janeiro de 1958.  Seu projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Dominikus Böhm, recomendado pelo Papa, e também, por seu filho, também arquiteto, Gottfried Böhm. A igreja foi elevada à catedral em 19 de abril de 2000, através da criação da Diocese de Blumenau. Até esta data, era denominada Igreja Matriz de Blumenau.

“Obedecendo o estilo a linhas modernas, diferentes às das igrejas tradicionais construídas na região, era óbvio que surgissem muitas opiniões a respeito da planta, de autoria dos arquitetos alemães Dominikus e Gottfried Böhm. Inconcebível, para alguns, era a construção de uma torre completamente separada da nave principal. Frei Brás Reuter, pároco e incentivador da obra, chegou a escrever: ‘A planta é ousada. É uma construção em estilo moderno, algo novo e diferente. No Brasil, quase somente são conhecidas igrejas em estilos colonial e gótico. A impressão colhida entre o povo diverge muito’.” Padre Antônio Francisco Bohn.

Como na maioria de suas obras religiosas, os vitrais possibilitam a presença da luz a partir deste fechamento translúcido de suas fachadas. Os vitrais reproduzem motivos litúrgicos estilizados, como: Peixe (Cristo), uva (Vinho), trigo (pão) e água (Batismo).

Rosácea da parede posterior – fundos

É uma grande abertura para entrada de luz com oito metros de diâmetro. Faz parte da composição, outras 20 rosáceas menores – com 60 centímetros de diâmetro. De acordo com a proposta do projeto, a rosácea indica que a força da fé consegue manusear a dureza do granito. Os vitrais, com tons azuis, gotas vermelhas, espinhos verdes e pontos em ouro, recriam a coroa de espinhos de Jesus.

Cruz suspensa

Foi suspensa uma grande cruz, fabricada em latão com banho de ouro, no teto da igreja – sobre o altar. Suspenso “entre o céu e a terra”.

Confessionários

São quatro confessionários dispostos nas naves laterais – dois de cada lado da igreja. Foram confeccionados em mármore branco maciço, com acentos de madeira e veludo vermelho.

Torre da igreja

A torre da antiga igreja neogótica, foi colocada no alto desta igreja. Foi fixada na parte mais alta do telhado, no término da obra.

A torre de entrada 

A torre com seus 45 metros de altura, na tonalidade rosa do granito ao natural acompanha a linhas funcionais da nave da Catedral. Acima da arcada, três aberturas em círculo formam o campanário com seus três sinos acionados eletricamente.

Escadaria da entrada principal 

“Desde o nível da rua XV, exatamente onde desemboca a Rua Pe. Jacobs, encontramos o primeiro dos 44 degraus que, em 11 lances de 4 degraus, formam a ampla escadaria de 6 metros de largura, em granito maciço. Passando pelo pórtico gigantesco de 30 metros de altura, formado pela arcada da própria torre, conduz-nos a escadaria ao vasto patamar que contorna, já no alto da colina, a magnífica construção. quem sobe, em nicho À esquerda de no próprio granito róseo está colocada a imagem do patrono da Matriz e da agora Catedral de Blumenau. 

Escultura em madeira – 

Nossa Senhora, Cristo Crucificado, São José e o cordeiro pascal

Foram esculpidos em cedro e representam a família, o perdão, a comunidade e o sacrifício. Estão dispostos sobre a porta principal localizada na parte frontal da igreja.

Porta de entrada

É uma porta maciça ricamente trabalhada, com maçaneta de bronze com a forma de peixe – símbolo de Cristo. O portal onde estão a porta é ladeado por panos de vitrais com 15 metros de altura e quatro metros de largura.

Batistério

Tem oito metros de altura por 5,6 metros de diâmetro. Está localizado na frente da porta principal do templo. Foi construído em concreto, granito rosa, mármore com vitrais quadriculados em amarelo, verde, cinza e branco. A pia batismal é de mármore e está localizada no centro do ambiente. A cobertura da pia é feita em vidro com armação de ferro e pende de uma corrente presa à cúpula cônica.

Torre

Construído em granito rosa. Possui 45 metros de altura. Contem três sinos que são acionados eletronicamente. Acima do arco, está os três círculos que guardam os sinos na torre. O objetivo do projeto original era de convidar as pessoas acessarem a escadaria e entrar na igreja. No topo da torre há um cruz em granito de 1,2 mil quilos, importada da Alemanha no ano de 1930. Nas quatro fachadas da torre, vêem-se o quatro mostradores de bronze do relógio, medindo o ponteiro maior 1,20 m de comprimento. Foi inaugurada no ano de 1963, três anos após a inauguração da igreja.

Relógio

Nas quatro fachadas da torre da Catedral São Paulo Apóstolo, estão os quatro mostradores de bronze do relógio, cujo ponteiro maior mede 120 cm de comprimento. Foi fabricado na firma alemã Eduard Korfhage & Söhne. Chegou em Blumenau em janeiro de 1930. Foi transportado pelo Vapor Bagé. Seu peso total é de 484 quilos e possui quatro pesos, cujo total soma mais 290 quilos.

A Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau foi tombada como patrimônio municipal, como Patrimônio Cultural Edificado em 17 de julho de 2008 – sob Decreto N° 8.730 .

O arquiteto Gottfried Böhm faleceu em 10 de junho de 2021, na cidade alemã de Köln,  com 101 anos de idade.

Todas as informações são Registros para a história feito por Angelina wittman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*