Oktoberfest Blumenau conquista prêmio ambiental da ADVBCase vencedor foi o Plano de Sustentabilidade adotado a partir da 37ª edição da festa

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica e Oktoberfest Blumenau, conquistou o Prêmio ESG ADVB/SC 2023 na categoria Ambiental com o case “Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022 – maior festa alemã das Américas”. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, dia 19, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), em solenidade no Ágora Tech Park, em Joinville.

A premiação está na 24ª edição e reconhece anualmente organizações catarinenses que se destacam pela atuação responsável nos pilares de responsabilidade social, ambiental e governança corporativa, conhecidos como ESG (Environmental, Social, and Governance). O prefeito Mário Hildebrandt aponta que isso significa o reconhecimento do início de um projeto audacioso implantado na festa. “Quando iniciamos tínhamos a certeza que estávamos criando algo grande e que seria uma semente fundamental plantada no caminho das ações de sustentabilidade nos grandes eventos”, diz.

O Prêmio Empresa Cidadã ESG é promovido pela ADVB/SC desde 1999. Neste ano, foram inscritos 43 cases e 13 deles foram premiados em três categorias distintas – ambiental, social/cultural e governança. A avaliação dos cases inscritos no Prêmio Empresa Cidadã ESG é conduzida pelo Movimento Catarinense de Excelência (MCE): os cases são analisados com base em uma média de pontos, seguindo o modelo de avaliação PDCL (Plan, Do, Check e Learning), onde cada questão é julgada de acordo com a aderência aos temas de ESG, culminando na premiação das organizações que se destacam nesses pilares fundamentais.

Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, o impacto positivo gerado por meio do plano de sustentabilidade da festa tem como coroação esta premiação. “É dessa forma que chegamos além e divulgamos o que criamos na Oktoberfest. A cidade de Blumenau, a Oktoberfest e todos os mais de 634 mil visitantes da última edição foram impactados com essa proposta de evidenciar que é possível um evento de grande porte ter essa preocupação com o meio ambiente”, completa.

Na categoria ambiental, além da Oktoberfest, foram premiados mais sete cases que demonstram o compromisso das empresas com a preservação dos recursos naturais, a redução dos impactos ambientais e a promoção da educação ambiental.

“Ser responsável pelo Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest Blumenau, é, com toda certeza, uma enorme responsabilidade, a Clarear Projetos encarou esse desafio com muita entrega técnica, meses de diagnóstico e uma operação durante todos os dias do evento, destaque para as parcerias com as Secretarias de Meio Ambiente e Saneamento de Blumenau, que foram essenciais para o trabalho”, destaca Adriene Carlotto, da Clarear Projetos.

O Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022 foi destaque nacional pela alta complexidade e ineditismo em eventos no Brasil, 100% dos resíduos foram reaproveitados pela indústria, sem gerar impacto ambiental. Além do Gerenciamento dos Resíduos sem impacto ambiental, a Oktoberfest compensou a sua pegada de carbono com o plantio de mais de 4 mil árvores. Um evento de Blumenau compensando o impacto ambiental dentro do próprio município. Uma ação que promove mais qualidade de vida para a comunidade, deixando-a mais arborizada demonstrando para a população a preocupação com a cidade.

Oktoberfest Blumenau

A festa ocorre de 4 a 22 de outubro e os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. A Oktoberfest é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, e tem a Spaten como cerveja oficial. Conta ainda com os patrocínios de Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Veolia, Pixbet, Tintas Coral, Hering, Intelbras, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, Fort Atacadista, Koerich, Hemmer, Stuttgart Porsche, Ventisol, Bem Brasil, Havan, Mercado Pago, Fritz e Frida Alimentos, Tirol, Segala’s Alimentos, Karsten, Unilever Brasil, Ipel, Brimex, Studio Z e Posto Mime. Imply é a tiqueteira oficial e CVC Corp, a operadora de viagens oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*