Os táxis que vão atuar na 38ª Oktoberfest Blumenau – que acontece entre os dias 4 e 22 de outubro – terão uma identificação para sinalizar que foram vistoriados e por isso estão autorizados a prestarem o serviço durante o período de festa do município. As vistorias ocorrem a partir de segunda-feira, dia 25, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira, sem agendamento.
A identificação de veículo credenciado ficará fixada no para-brisa, no lado do passageiro, com a indicação de: “Táxi Oficial – Oktoberfest 2023” voltada para a parte externa do carro. Já no interior do automóvel o passageiro poderá verificar o nome do proprietário do veículo, o número da placa do táxi e o telefone da SMTT.
“Todos os anos fazemos essa vistoria especial tanto para uma melhor organização do poder público, quanto para o aumento da segurança dos taxistas e das pessoas que utilizarão o serviço durante a festa. As informações na parte interna do veículo, como nome do motorista e telefone da secretaria de trânsito, também podem ser utilizadas pelos passageiros em caso de denúncia, reclamação ou até mesmo elogios sobre o serviço”, destaca o diretor de transportes, Lairto Leite.
Para a aprovação do veículo no credenciamento, os seguintes critérios devem ser atendidos:
– vistoria e documentação em dia;
– lentes de sinalização e luzes internas em pleno funcionamento;
– e identificação (crachá) de permissionário e condutor em dia.
Cabe ressaltar que o veículo não vistoriado e sem a identificação de “Táxi Oficial da Oktoberfest 2023” será impedido de estacionar no ponto exclusivo durante a festa.
Ponto exclusivo de táxi
Como no ano passado, o ponto especial para táxis ficará posicionado na Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica – na via ao lado dos comércios, com a sinalização adequada. O ponto especial não terá acesso pelas ruas Humberto de Campos e Almirante Tamandaré, mas parte da João Pessoa fica em mão dupla, exclusiva aos taxistas. A alteração será sinalizada entre as ruas Luiz Schwartz e Alberto Stein.
Nos casos em que o motorista chegar à Rua Humberto de Campos com passageiro, o desembarque poderá ser feito em qualquer local permitido pela sinalização de trânsito. Porém, os embarques estão proibidos em outros locais que não sejam o ponto exclusivo de táxis.
Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian