Prefeitura de Blumenau reforça compromisso de segurança nas unidades escolares.

O prefeito Mário Hildebrandt se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 23, com os principais representantes dos órgãos de segurança pública da cidade para debater as ações de segurança nas unidades educacionais do município. O objetivo foi tranquilizar a população e dizer que as ações seguem em andamento em toda a cidade. Participaram da reunião a delegada regional da Polícia Civil, Juliana Tridapalli, o comandante do 10º Batalhão da Polícia MIlitar, Márcio Alberto Filippi, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, e os secretários de Educação, Alexandre Matias, e de Desenvolvimento Social, Patrícia Sasse.

O encontro foi motivado após a ameaça que aconteceu em uma unidade particular de ensino no bairro Ponta Aguda, nesta semana. Hildebrandt fez questão de relembrar que as ações do município e, especialmente dos órgãos de segurança, seguem em andamento. “Desde o fatídico dia 5 de abril de 2023, a gente intensificou as ações de segurança nas nossas unidades municipais e também ampliamos a capacitação para todos os professores da rede. Eu sei que às vezes pode parecer que não continua, porque a gente não fala mais disso, mas estamos aqui para tranquilizar a comunidade blumenauense que o trabalho das polícias segue firme na prevenção e no combate a esse tipo de crime”, comentou o prefeito.

Uma das próximas medidas do município será, ainda no mês de março, capacitar os professores que foram contratados recentemente. Essa capacitação é feita em parceria com a Polícia Militar, num trabalho que ocorre em todas as unidades. “No ano passado, foram mais de 6 mil professores treinados só em Blumenau e vamos ampliar neste ano. São ações contínuas para tornar a escola um ambiente mais seguro”, afirmou o comandante do 10º BPM. 

O prefeito também reforçou a importância de se fazer denúncias aos órgãos competentes e fez um apelo à população. “Quando notarem algo, peço aos pais que informem à Polícia Militar ou à Polícia Civil, ao invés de postar nas redes sociais. O que as pessoas mais querem é realmente aparecer nesses casos e uma divulgação equivocada pode gerar um pânico desnecessário e até atrapalhar a investigação”, acredita.

Atualização medidas de segurança na rede municipal de ensino

-Contratação da equipe multiprofissional
As equipes são compostas por psicólogos e assistentes sociais. A Secretaria de Educação contava com apenas uma equipe, com a contratação dos profissionais, agora são oito equipes. 

-Câmeras de Segurança
Instalação de 220 câmeras em todas as escolas e Centros de Educação Infantil do município. O investimento anual será de R$ 612 mil. As câmeras e botões do pânico estarão interligadas à Central de Controle Operacional da Prefeitura e Polícia Militar.

-Plano Municipal de Segurança Escolar, elaborado pela Defesa Civil
Plano Municipal de Segurança Escolar elaborado pela Defesa Civil em parceria com a Polícia Militar, Policia Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Samu, além das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Semudes, SMTT e Seidep.

-Contratação de Seguranças armados
A Prefeitura de Blumenau contratou 150 seguranças armados para atender as 131 instituições de ensino municipais. A contratação foi por meio de uma empresa privada,. O investimento é de R$ 19.739.154,96 milhões.
  
-Melhoria na segurança das unidades
Equipes da Secretaria de Obras e Secretaria de Educação visitaram todas as unidades municipais de ensino de Blumenau e listaram as mais vulneráveis para a manutenção emergencial. As manutenções e obras estão em andamento, seguindo o cronograma da empresa responsável pelo serviço. Além disso, as instituições que já estavam em obras, e os muros e cercamentos estavam contemplados no projeto, esta etapa de construção foi antecipada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*