Confira como ficou a obra de ampliação e revitalização do Frohsinn
Cerca de R$ 5,3 milhões foram investidos para reabrir o local
Blumenau passa a contar com mais um atrativo turístico, o Frohsinn, um local com muita história e que no passado atraiu milhares de visitantes. Na noite desta segunda-feira, dia 4, em evento para imprensa e convidados, a obra de ampliação e revitalização do local foi apresentada. Para recuperação do espaço, obras no entorno e outras ações foram investidos cerca de R$ 5,3 milhões.
Para o Prefeito Mário Hildebrandt, um momento feliz e muito esperado pela cidade. “Desde o incêndio em 2014 a comunidade esperava por esse momento. E ficou lindo! Revitalizado, respeitando as características germânicas e devolvendo para a comunidade a vista de toda a cidade através de mirante. Blumenau precisava e merecia ter o Frohsinn de volta e estou bastante feliz por termos concluído mais essa entrega em nossa gestão”, conclui.
A revitalização e ampliação do antigo restaurante foi feita pela Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur). O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e o levantamento topográfico foi feito pela Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc). Além disso, fizeram parte das ações para entrega do local a pavimentação, em andamento, da Rua Gertrud Sierich, por meio da Secretaria de Obras (Semob) e a desapropriação de um imóvel para liberar o acesso dessa região.
O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, destacou a importância deste local e salientou a emoção de entregar o Frohsinn. “Estou muito emocionado de entregar um patrimônio de Blumenau, talvez um dos mais icônicos da cidade. Bem-vindo Frohsinn, o adeus noticiado após o incêndio ficou no passado. Conseguimos entregar mais que a reconstrução deste lugar, mas uma obra de qualidade para o turismo da cidade”, completa.
A obra de ampliação de revitalização do Frohsinn contemplou toda a reforma do imóvel, desde rede hidrossanitária; elétrica; projeto luminotécnico; troca de revestimentos cerâmicos; novos banheiros adequados e com acessibilidade; substituição de parte do piso de madeira do salão principal; pintura; remoção de pichações; troca do mastro da bandeira; substituição de telhas e deck do mirante com elevadores acessíveis, entre outras melhorias.
O local conta com estacionamento, área de playground, área de lazer externa com mesas e bancos, iluminação pública, paisagismo, cozinha superior e inferior adequadas com as normas de vigilância sanitária. O espaço recebeu novo portão de entrada e nova escadaria lateral de acesso ao mirante. O novo Frohsinn possui mais de 2,2 mil m² de área revitalizada.
“É um equipamento turístico, cultural, histórico, muito importante pra cidade de Blumenau. A Secretaria de Planejamento Urbano, juntamente com a Secretaria de Turismo e Lazer desenvolveu um projeto pra revitalização, com restauro desse importante espaço pra devolver ele pra cidade e para o blumenauense”, afirma o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron.
Em breve, o local vai abrigar uma opção de alimentação, que será definida via edital de concessão do espaço, sem data para lançamento. A área vai receber, a partir do dia 8 de novembro, uma exposição sobre os 40 anos da Oktoberfest Blumenau.
Histórico do Frohsinn
O antigo restaurante Frohsinn (que significa estado de alegria) foi inaugurado em 14 de agosto de 1969. O local sempre foi conhecido pela bela vista, pois é possível visualizar as paisagens de Blumenau.
Retomado pela administração municipal em 2012, por falta de cumprimento de itens da concessão remunerada anterior, o Frohsinn foi atingido, em agosto de 2014, por um incêndio que comprometeu mais de 50% da estrutura. As obras para reconstrução começaram em junho de 2015.
No decorrer de 2016, a empresa responsável pela obra decretou falência e os serviços foram interrompidos. Contudo, em agosto de 2016, a Prefeitura, via dispensa de licitação, contratou nova empresa para finalizar os trabalhos, cumprindo com a reconstrução da parte estrutural destruída pelo fogo.
Em 2018, foi definido um concessionário, mas a empresa vencedora apresentou um projeto de ampliação da área maior do que o permitido em edital e a prefeitura decidiu refazer o processo.
Uma nova concessão foi lançada em 2020, mas houve a rescisão do Contrato 273/2020.