
A sensação de segurança é um dos grandes destaques da 40ª Oktoberfest Blumenau e foi um fator decisivo para atrair os visitantes nesta edição histórica. A festa, que segue até amanhã, dia 26, reforça o título de evento mais seguro do Brasil, apresentando números preliminares de ocorrências em queda e um ambicioso plano de segurança que utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e integração entre as forças.
Até o momento, a festa passou de meio milhão de visitantes e chega à marca de 10 noites seguidas sem furtos ou qualquer crime contra o patrimônio, registrando uma redução significativa nos incidentes: oito pessoas foram presas em flagrante, oito mandados de prisão foram cumpridos e nove pessoas foram conduzidas por porte ou uso de drogas.
Graças ao sistema de videomonitoramento avançado e à atuação coordenada entre as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Polícia Científica e Polícia Penal, que rapidamente resolveu os casos de furtos, os oito celulares furtados durante a festa já foram devolvidos às vítimas.
A festa também conta com drones que possuem sensores térmicos e IA para identificar aglomerações e comportamentos suspeitos. Treze totens de emergência no entorno da Vila Germânica, acionáveis em situações de risco com resposta em tempo real, e reforço no efetivo com a Polícia Militar, que mantém 120 policiais por turno nos horários de pico. Além da ampliação em 20% do sistema de monitoramento na 40ª Oktoberfest, totalizando 330 câmeras, sendo 60 delas equipadas com reconhecimento facial e Inteligência Artificial (IA), a cidade passará a contar com câmeras em todas as entradas e saídas do município. A cidade avança nos estudos para implantar a Muralha Digital. A tecnologia permitirá o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos, clonados ou com registro de furto e roubo, além de otimizar a gestão do trânsito. Todos esses serviços serão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO), que já monitora a cidade e passará a atuar de forma ainda mais eficiente, em conjunto com as forças de segurança.
“A Oktoberfest foi uma amostra do que a gente deve ter em operação em toda a cidade em breve, com o uso da tecnologia em coordenação e sintonia perfeita com as forças de segurança a serviço das pessoas. Como o prefeito Egidio já falou em outras oportunidades, a intenção é que a gente tenha essa muralha digital a serviço de toda a população. O compromisso é garantir que o cidadão se sinta protegido e com orgulho de viver em Blumenau, transformando a nossa cidade na mais segura do Brasil”, diz Alexandre de Vargas, presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest.
Os visitantes têm demonstrado confiança nas medidas adotadas. O blumenauense Gonter Bartel diz que a percepção é de que a festa é bem segura. “Desde o entorno da festa, bastante policiamento, câmera, e controle, o próprio acesso também é bastante rígido, e dentro da festa a gente se sente bem seguro.”
Mirian da Silva veio de Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, para curtir a Oktoberfest Blumenau pela terceira vez. “Em questão de segurança é super seguro, a gente se sente à vontade para vir com a família e trazer os filhos.”
Depois de alguns anos sem vir, a visitante de Indaial, Ruth Schulrze Ruediger, também percebe a festa como segura. “Eu me sinto segura, porque a festa está bem organizada. Esse ano está excepcional. Vim para trazer a minha netinha e está muito legal.”