Inauguração da Sala Snoezelen da Apae de Baependi

Na última quarta-feira (12/12), a APAE de Baependi sul de Minas, inaugurou, com muito orgulho e alegria, a primeira Sala Snoezelen ou Ambiente Multissensorial do Estado de Minas Gerais.

Tendo como principal objetivo oferecer um atendimento inovador e diferenciado, melhorando assim a qualidade de vida da sua clientela.

O Snoezelen ou Ambiente Multissensorial consiste em uma sala equipada com rico material sensorial. É um local maravilhoso, feito de luzes, sons cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os objetos orbitam e encantam os que veem, sentem ou tocam desviando com isso o estresse e agressividade.

Os sentidos primários: visão, audição, tato, paladar e olfato são estimulados dando sensação de prazer com isso favorecendo o desenvolvimento físico e intelectual.

A metodologia Snoezelen favorece todas as pessoas que apresentem quadros de estresse, agressividade, hiperatividade, medo, depressão ou pânico. Essa metodologia surgiu na década de 80 na Holanda, e, desde 2005, vem sendo utilizada e difundida no Brasil pela AMCIP de Curitiba, observando-se excelentes efeitos em bebês e crianças especiais.

O ambiente Snoezelen estimula os cinco sentidos do corpo humano que são uma porta aberta para o conhecimento. Desta forma, os estímulos e as experiências vivenciadas no ambiente multissensorial impulsionam o processo de desenvolvimento global do pensamento, da inteligência e das habilidades sociais.

O Ambiente Multissensorial ou Snoezelen presta serviços à bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento, deficiências intelectuais ou múltiplas; à indivíduos com deterioração cognitiva ou defasagem severa no desenvolvimento; à pessoas com inabilidade física; à idosos com demência ou deficiência intelectual; e à indivíduos com inabilidades severas ou profundas.

Parabéns à APAE de Baependi por esta inovadora e admirável conquista!!!

Equipe de profissionais da Apae de Baependi

Paloma Presidente da Apae de Baependi e Wilson

Giselle Terapeuta Ocupacional da Apae de Baependi

Matéria fornecida pela Terapeuta Ocupacional da Apae de Baependi Giselle dos Santos Pereira Mângia

Fotos do Jornal Panorama Sul de Minas

Apae de Baependi fica na Rua Conceição, 231 – Baependi/MG


3 Replies to “Inauguração da Sala Snoezelen da Apae de Baependi”

  1. Obrigada Roniane pela sua matéria sobre a Sala e por estar divulgado nossa conquista!!!Gostaria de lhe convidar para conhecer nossa Sala..Será um prazer recebê-la aqui!!Abrços

  2. Oi Paloma tudo bem? Que bom que gostou do post fico muito feliz. Quero muito ir conhecer a Apae de Baependi. Assim que eu for ai em Caxambu vou ai fazer uma visita pra vocês! Um abraço e sucesso sempre! Bjs

  3. Parabens equipe Baependi, adorei as fotos, e fico muito feliz em saber que nossa semente esta plantada em solo fertil. Torço muito por voces SUCESSO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*