Soltar. Entregar. Deixar ir. Deixar partir. Fluir.
Viver no presente. Sem o peso do passado, sem expectativas para o futuro.
Saber de nossa finitude. Saber que somos passageiros. Sem posses. Sem medos. Sem culpas.
Meninas, boa tarde!!! Hoje estou fazendo uma faxina nos meus armários, isso é muito bom, faz a energia circular e ainda fazemos algumas doações. Eu sempre gosto de fazer isso. No início do ano é a melhor época, assim começamos o ano leve e praticando o desapego!
Como diz Glorinha Kalil, se passarmos um (1) ano sem usar uma peça de roupa, sapatos, bolsas e acessórios é sinal que podemos passar pra frente, pois não usaremos mais!
Então vamos fazer uma faxina no nosso armário, caprichem e sem medo de ser feliz.
Vamos dar leveza a nossa vida. Assim a energia flui melhor!
Roupas, sapatos, brinquedos, revistas e livros: será que tudo isso está realmente sendo utilizado?
Sabe todos aqueles objetos que costumam entulhar os armários da sua casa? Reúna toda a família para uma arrumação geral. Início do ano é a melhor hora para praticar o ‘desapego’.
Para a psicóloga comportamental Letícia Oliveira, o começo de um novo ano é um bom momento para organizar a casa. “Há sempre uma expectativa em relação ao começo do ano, uma sensação de recomeço, de começar do zero”, disse.
Segundo ela, a iniciativa de arrumar a casa e praticar o desapego com objetos acaba refletindo positivamente em outros campos da vida. “Ao arrumar um armário ou se desapegar de algum objeto, por exemplo, a pessoa se sente capaz de mudar outras coisas de sua vida que talvez também estivessem precisando ser organizadas.”
Além disso, acrescentou, doar acaba tendo efeito duplo. “Praticar o desapego vai ajudar alguém e ainda te proporcionar uma renovação física e emocional”, disse.
Primeiro passo. Tomou coragem? Comece definindo uma pequena área da sua casa que será organizada –uma gaveta, um arquivo ou prateleira.
No caso dos armários, comece avaliando a frequência em que cada peça de roupa é utilizada –principalmente as que deveriam ser utilizadas no dia a dia.
Na hora da arrumação, aproveite para guardar peças de uso sazonal, como cachecóis, luvas, gorros e lenços, por exemplo, em caixas.
Faça o mesmo com as sapateiras: tiras arrebentadas, solas descoladas e fivelas quebradas. Será que realmente compensa o conserto desses sapatos? Além disso, os que não estão sendo utilizados merecem a caixa de doação. Para guardar, a dica é evitar locais arejados e secos.
Livros. Quem gosta de livros, sabe muito bem como é difícil praticar o desapego.
Você pode aproveitar o começo do ano e proporcionar um ‘intercâmbio’ dos seus livros. Troque, mesmo que emprestado, com amigos que também gostem de ler.
Para quem mora em condomínios, uma dica é montar uma biblioteca comunitária –pode ser até num cantinho do salão de festas. Você empresta, mas continua sendo o dono. Quem sabe não é esse o primeiro passo para o desapego?
Vamos desapegar pessoal. A organização dos nossos armários, vai fazer um bem enorme não só para nós, como para os outros.
Fonte: Ana Claúdia Mattos – http://www.ovale.com.br
Adorei o post Ro! Saudades lindona! Gd Bj!
Betânia querida, saudades de você! Um lindo e abençoado dia pra voce!!!
Bjs e logo a gente se encontra.