TRUTA – O SABOR DAS MONTANHAS

Truta1

Pessoal, hoje é sexta-feira, dia de receitinha no blog. Como vocês já sabem que adoro peixes e que não como carnes. Então nossa receita será uma deliciosa truta das montanhas! Vamos que vamos!

Vou falar um pouquinho sobre a truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte. A truta foi introduzida no Brasil por volta de 1949, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa.

Este peixe encontrou nas frias corredeiras do nosso país o habitat perfeito para sua criação e, devido às suas características, logo despertou grande interesse por parte de criadores em realizar o seu cultivo comercial. Restrita a regiões frias atualmente os maiores produtores encontram-se nas regiões da Serra da Mantiqueira, Região Serrana do Rio Janeiro e Minas Gerais, Serra do Caparaó – ES e também em Santa Catarina.

Dicas de Saúde:

Considerada um peixe nobre, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais, pois, além de se constituir em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui Ω 3 (Ômega 3): ácidos graxos responsáveis pela redução dos níveis de colesterol no sangue.

Dicas de Vinho 

Truta (defumada): um bom branco da Borgonha ou Chardonnay.
Truta (fresca): Pinot Blanc, Chablis, Soave ou Chardonnay sem notas de carvalho.

Truta das Montanhas

INGREDIENTES:

  • 1 Filet de Truta (170 gr)
  • sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • 1/4 de limão
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 gr de alho processado
  • Salsinha a gosto
  • 200 gr de arroz
  • 1 Batata

MODO DE PREPARO

1. Tempere a truta com limão, sal, pimenta do reino e alho.
2. Coloque ½ colher de manteiga na chapa ou na frigideira bem quente. Ponha a truta e deixe dourar dos dois lados.
3. Cozinhe e descasque 1 batata média. Corte-a em 8 pedaços e frite em óleo quente.
4. Em uma frigideira ponha 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de café de alho, 1 colher de café de sal, 1 pitada de pimenta e um raminho de alecrim desfolhado. Deixe dourar ligeiramente e acrescente as batatas, mexa levemente e sirva.

MONTAGEM DOS PRATOS:
Coloque o arroz em uma das laterais formando uma tira, ponha as trutas na frente dele, e as batatas na mesma sequência. Decore com duas rodelas de limão nas laterais da truta e um filete de salsinha em cima do arroz.

 Experimentem essa deliciosa receita! Um ótimo fim de semana a todos!

One Reply to “TRUTA – O SABOR DAS MONTANHAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*