Azulejo Português a Estampa da vez

Porcelain Print

Porcelain Print

Meninas, na década de 50 as formas geométricas do design artístico foram introduzidas na arte da decoração dos azulejos, e a partir daí a porcelana estampada começou a aparecer isoladamente nos elementos decorativos. De uns anos pra cá o azulejo apareceu na decoração com força total.

Na moda tudo começou quando Roberto Cavalli, na coleção Resort 2013, e Valentino, Fall/Winter 2013, levaram para as passarelas as gravuras geométricas, arabescos e florais em tons de azul cobalto, branco e preto, característicos dos azulejos portugueses. Seguindo a tendência internacional, várias marcas brasileiras também apostaram na estampa para o verão 2014.

Ela aparece em roupas, acessórios e até nas peças de beachwear.Eu, sou fã de estampas. E a estampa azuleijo eu gostei bastante!

Podemos compor looks bem femininos coordenando esta estampa com peças off-white, branco, jeans, preto, e até ousar um pouco mais com o vermelho e o amarelo.

Assim como o P&B a combinação clássica de azul + branco nunca sai de moda. Esse tipo de estampa e conhecida lá fora como porcelain print.

As estampas são compostas por desenhos de arabescos, grafismos e florais que remetem aos azulejos portugueses, nas cores azul e branco. A gente logo lembra das louças, porcelanas e azulejos que são tradição na décor da arquitetura colonial de Portugal!

Segue algumas dicas de como acertar na produção na hora de lançar mão da tendência:

Como a peça em si já tem bastante informação visual, opte por combinar com peças lisas, que podem ser nas cores da estampa, ou seja, azul ou branca; ou até mesmo de outras cores que combinem com a estamparia da peça principal.

Quando for escolher calçados, bolsas e acessórios, você pode se manter na linha básica e optar por cores neutras e modelos discretos, ou se for um pouco mais ousada, dar preferência a cores vibrantes como o laranja, mostarda, amarelo, pink ou vermelho para criar contraste. Fica lindo!!

É importante lembrar que combinação azul + branco é um clássico independente de modismos, portanto a harmonização de cores não será difícil. Combina com vermelho, dourado, branco, preto, pink, amarelo, tons de azul e jeans.

Para as mais ousadas, minha sugestão é combinar com o listrado, com o prateado, com o laranja, combinar duas peças porcelain print diferentes ou apostar num mix de estampas.

O foco das produções, seja você mais clássica ou mais moderna, será a estampa, portanto sugiro que evitem acessórios com texturas, estampas ou muitos detalhes e também que invistam numa make mais leve.

Para quem achou a estampa muito forte, aposte nos acessórios, bolsas e sapatos, transformando a tendência num detalhe da produção.

Uma coisa que eu não poderia deixar de falar é que a estampa é daquelas que aumentam o volume do corpo na região em que é sobreposta, portanto a dica é:

Se você tem quadril largo e pouco seio, por exemplo, melhor usar uma saia ou calça lisa e uma camisa com a estampa. Se você tem a parte de cima mais farta, aposte em uma peça lisa e deixe a padronagem para a parte de baixo.

Gostaram das estampas? Separei algumas inspirações:

IMG_1616

azuleijo11 azuleijo09 azuleijo10 azuleijo07 azuleijo15 azuleijo06 azuleijo22 azuleijo19 azuleijo20 azuleijo12 azuleijo08 azuleijo05 azuleijo01 azuleijo21 azuleijo23 azuleijo24 azuleijo25 azuleijo16 camisa2 azuleijo30 azuleijo18 azuleijo29 azuleijo02 azuleijo28 azuleijo27 azulejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*