Arquiteta monta mesa para o Natal com peças simples e um toque de cor

Adriana Bellão, de Campinas, dá dicas de como aproveitar os objetos do dia a dia na decoração natalina

Adriana Bellão, de Campinas, dá dicas de como aproveitar os objetos do dia a dia na decoração natalina

Chegou o Natal, época de enfeitar a casa, celebrar a paz e reunir a família e os amigos em torno de mesas fartas e caprichadas. Sem gastar muito e utilizando peças do dia a dia é possível criar um cenário festivo que irá agradar a todos e ficar na memória dos convidados.

Peças simples podem fazer uma composição especial tanto na mesa quanto na decoração geral da casa. A arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, de Campinas, sugere uma apresentação mais clean e com estilo mais moderno. “Não é necessário usar os elementos tradicionais, como presépios e figuras do Papai Noel. Tanto para o preparo da mesa quanto dos ambientes, existem opções que deixam o ambiente refinado e convidativo e que fogem ao tradicional”, explica.

Para o living, por exemplo, Adriana Bellão sugere o uso de poucas peças e das cores tipicamente natalinas, como o dourado e vermelho. “Você pode optar por ter peças de destaque como uma árvore tipo cone, sem enfeites, uma árvore de Natal de tuia bolinha e, para arrematar, um anjo vestido de vermelho com asas douradas e um arranjo somente de folhas douradas simplesmente colocadas num vaso vermelho”, conta Adriana.

Ela acrescenta que, com criatividade, é possível criar peças de grande impacto. Para substituir a tradicional guirlanda, por exemplo, Adriana indica um enorme laço com uma fita de contas (comprada pronta) e com três bolas vermelhas penduradas.

Outra dica é juntar ramos dourados comprados individualmente, formando um grande arranjo e colocá-los em um vaso vermelho, tipo garrafa. Para arrematar, uma tigela dourada traz duas enormes alcachofras, pintadas no mesmo tom. “Essa idéia pode ser facilmente copiada com um vaso que a pessoa já tenha em casa e com vários tipos de ramos disponíveis no comércio”, explica.

Também é possível utilizar folhagem natural e pintá-la com spray dourado, criando o mesmo efeito. Outra dica é pintar as tradicionais pinhas de dourado, criando o mesmo efeito das alcachofras compradas prontas.

Adriana 1

Adriana 9 adriana10 Adriana 6 Adriana 3 Adriana 5 Adriana 2Adriana 4 Adriana 8

A mesa

Outra grande atração de Natal é a refeição. Seja no almoço ou na ceia, as comidas típicas parecem ficar ainda mais gostosas quando servidas em uma mesa bem decorada. E mais uma vez a profissional destaca que não é preciso grandes investimentos para se ter um resultado impactante. Para a decoração da mesa, Adriana Bellão sugere duas opções, que tendem a agradar os diferentes estilos.
A primeira, mais tropical e condizente com o clima brasileiro, traz pratos com estampas de frutas e folhas em verde e amarelo, uma fruteira verde e elementos com aspecto natural, como talheres em bambu e jogos americanos brancos e verdes feitos com fios de nylon.

As cores tradicionais do Natal também ganham espaço à mesa: o vermelho pode ser usado em taças, mesclando com outras transparentes, e em mini maçãs colocadas sobre os pratos, enquanto o glamouroso dourado pode ser representado em galhinhos de pinha.

A decoração se completa com caixinhas de presentes espalhadas pela mesa e com uma guirlanda como arranjo de centro, montada com galhos artificiais de era facilmente encontrados no comércio, bolas e um simples laço de festão sobre a fruteira verde.

A outra opção de mesa sugerida pela profissional usa a cor prata com toques de vermelho. Os pratos são transparentes com um friso prata, com porta-guardanapo em cristal e duas taças para cada convidado, uma transparente e uma vermelha.

No centro da mesa, Adriana sugere uma doceira de três andares, que, com criatividade, alguns ramos e bolas diversas, virou uma mini árvore de Natal estilizada. “Para completar, guirlandas confeccionadas com cipó fazem as vezes de castiçal, com duas velas dentro de cada e uma bola de natal para arrematar”, explica. Algumas bolas vermelhas, espalhadas displicentemente, arrematam e dão cor à produção.

Estendendo a decoração criada para a mesa, o aparador ganhou árvores de Natal estilizadas produzidas com cipó pintado na cor prata, além de bolas vermelhas.

“Minha sugestão é preparar uma decoração que pudesse facilmente ser aproveitada nas casas das pessoas, utilizando os enfeites e louças que a família já possui. A árvore estilizada, por exemplo, pode ser feita com baixíssimo custo, pois existem doceiras de três andares à venda até em lojas populares. O importante é usar a criatividade e deixar o espírito natalino tomar conta da sua casa”, afirma.

Sobre Adriana Bellão

Arquiteta e designer de interiores, Adriana Bellão imprime nos trabalhos o seu estilo moderno, chique e irreverente. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, acumula uma vasta experiência, em mais de 20 anos de atuação. Em 1996, fundou o Estúdio Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z, que executa projetos residenciais, comerciais e corporativos. Participou dez vezes da Campinas Decor e três vezes da CASA COR CAMPINAS. Em 2013, conquistou o segundo lugar no Prêmio Campinas Decor (júri técnico) com o ambiente Home Cinema Belas Artes e o primeiro lugar na votação do público na categoria Arquitetura e Decoração. Ainda neste ano, ganhou a premiação do Programa Talent da Luxaflex, na categoria Revenda. Em 2012 ficou entre os cinco ambientes mais votados pelo público no Campinas Decor com o ambiente Living e também foi a única profissional de Campinas a ser premiada pelo Programa Talent da Luxaflex na categoria Design. Em 2011, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Campinas Decor e também o primeiro lugar na votação do público na categoria Arquitetura e Decoração, com o ambiente Loft São Paulo.

Estúdio Adriana Bellão. – Arquitetura de A a Z
Rua Laís Bertoni Pereira, 150 – Sala 07, Campinas – SP
(19) 3251.6336 / 99174.4262 / 7810.5834
www.adrianabellao.com.br

Objetos de decoração
Lucia Freitas Casa & Design
Endereço: Avenida Moraes Sales, 2.835, Campinas, SP
Telefones: (19) 3252-5484 / 3201-3724
www.luciafreitas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*