Pessoal, no feriado de Corpus Christ, nos aproveitamos para curtir um pouco de Monte Verde, distrito de Camanducaia na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Monte Verde é um lugar que atrai vários turistas durante todo o ano, devido ao clima frio e ao charme da região serrana.
Monte Verde é uma cidadezinha que lembra os pequenos vilarejos na Europa. Herança dos imigrantes da Letônia que chegaram à cavalo nos anos 50 para tomar posse da Fazenda Pico do Selado e iniciaram a ocupação da região.
Foi nesta época que teve também a construção da estrada até Camanducaia, município ao qual faz parte o distrito de Monte Verde, muito importante para o turismo local.
A estrada de Camanducaia a Monte Verde está realmente toda asfaltada e muito boa. Além disso, a paisagem em volta é linda.
No centro de Monte Verde na avenida central é possível visitar lojas de moda, decoração, mini-shoppings, galerias, restaurantes, bistrôs, casas de chocolates e fondues, além da bela arquitetura e das lindas casas estilo enxaimel.
O centrinho é uma das grandes atrações, com muitas galerias, lojas, restaurantes e cafés.
Em monte Verde você pode fazer passeios: De quadriciclo, a cavalo, de jipe, passear pelo centrinho no vai e volta pela rua principal. Além do mais, tem atividades ao ar livre, trilhas como trilha da Pedra Redonda, trilha do Chapéu do bispo, cachoeiras e esportes radicais.
Nós passeamos pelo centrinho e curtimos bastante o nosso dia.
Fomos almoçar no Villa Donna Bistrô, um lugar excelente, aconchegante e repleto de delicias. Pedimos um couvert que veio no capricho! Gente, agora falando em prato principal, eu comi a melhor truta da minha vida e um risoto de pinhão maravilhoso. Janinho foi de risoto de costelinha magra e queijo minas. Ficamos tão satisfeitos que não conseguimos espaço para a sobremesa rsrsrs. Recomendamos esse Bistrô, pois é tudo bom! Os pratos já estão na nossa memória gastronômica rsrs!
No fim da tarde, nós fomos tomar um delicioso chocolate quente, no Café Montanhês. Bom demais!
A Av. Monte Verde é onde tudo acontece. Os seus arredores reúnem a maioria das lojas, bares e restaurantes. O artesanato local, principalmente em itens feitos de metal, couro e madeira, é bastante variado.
Roupas de frio e sabonetes artesanais também são bastante procurados. Porém, o que realmente fisga os visitantes é a deliciosa variedade de produtos alimentícios, principalmente queijos, doces, biscoitos, chocolates e licores.
Recomendo as geleias Edelweis que não podem deixar de experimentar. Elas são deliciosas e, o melhor de tudo, você pode experimentar antes de comprar. Dá para degustar todos os sabores. A loja das geleias Edelweis fica na Galeria Suíça. São dezenas de tipos de geleias artesanais, com destaque para a geleia de tangerina e Physalis que eu adorei. São de comer rezando!
Outra dica valiosa, que não pode faltar na sua visita, é uma ida a Gressoney Chocolates e saborear as prímulas, hummm… essas divinas!
Para comprar queijos em Monte Verde o melhor lugar é o Chalé do Ito. Para comprar vinhos e cervejas recomendo o Empório das Bebidas.
Já a Galeria Celeiro, mais próxima da entrada da cidade, guarda não apenas lojas e cafés, mas também a possibilidade de ver de perto os famosos esquilos de Monte Verde.
Já perceberam que Monte Verde é um destino de muitos aromas e sabores! Quero voltar mais vezes. Amei o passeio.
Alguns hotéis e pousadas que eu indico são:
- Pousada Caricia do Vento
- Pousada suiça Mineira
- Pousada Mirante da Colyna
- Hotel Cabeça de boi otimo para quem vai com crianças
- Pousada Suiça mineira
- Pousada oliveri
Restaurantese e Cafés
- Villa Donna bistrô
- Cantina Roma
- Restaurante Pucci
- Café Pinhão
- Emporio monte Verde
- Boteco do Lago
- Cervejaria Fritz
- Restaurante Mont Vert – a Casa do Fondue
- Chocolate Montanhês
- Gressoney Chocolates
“Amor por Natureza” é o lema de Monte Verde.