Pessoal, o apfelstrudel é uma a deliciosa torta de maçã, que pode ser acompanhada de sorvete de creme ou chantilly. Eu estive passeando pelas Serras Gauchas e em Canela no Castelinho Caracol, saborei o famoso strudel de maça. Hummm… É de comer rezando!
A iguaria é oferecida na casa de chá em Canela desde 1915 e até hoje é assada em um fogão alemão da época. A notícia de que era uma delícia começou a se espalhar rapidamente e todo mundo faz questão de provar.
Confiram a receitinha! Mãos a obra!
Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo
- 25g de margarina
- Uma pitada de sal
- 1 ovo inteiro
- 1 xícara (chá) de água morna
- 100g de margarina líquida (para pincelar)
- 100g de farinha de rosca
Recheio:
- 12 maçãs descascadas e raladas
- 1 xícara (chá) de nozes moídas
- Canela em pó
- Açúcar
- 1 ovo para pincelar
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo:
Misture com as mãos a farinha de trigo com 25g de margarina e uma pitada de sal, trabalhando bem a massa. Junte o ovo inteiro e a água morna. Misture tudo muito bem até a massa soltar da mão.
Bata a massa na mesa até ficar bem lisa. Forme uma bola com a massa e coloque em cima de uma assadeira. Esquente 100g de margarina até dissolver, pincelando toda a massa.
Coloque a massa dentro de uma panela e esquente, deixando descansar por 1 hora. Numa mesa retangular coloque uma toalha branca e polvilhe com farinha de trigo.
Ponha a massa no centro da toalha e vá esticando no sentido das laterais da mesa, com cuidado para não rasgar. Corte com a tesoura os pedaços de massa que ficarem fora da mesa. Deixe secar.
Esquente o resto da margarina e pincele toda massa. Polvilhe a massa com farinha de rosca. Coloque o recheio na lateral menor da mesa espalhando o recheio em 7cm de largura.
Polvilhe o recheio de maçã com canela, açúcar e as nozes moídas. Dobre as laterais para dentro da massa. Com a borda da toalha onde está o recheio, vá enrolando até a outra ponta da mesa.
Enrolada a massa, corte-a ao meio e coloque numa assadeira untada. Pincele os strudels com margarina dissolvida e, em seguida, com o ovo. Leve ao forno e retire quando o strudel estiver dourado. Bom apetite!
Receita assinada por Erna Betlge Côrrea, do Castelinho do Caracol.
Sobre O Castelinho Caracol
É uma das principais atrações da cidade de Canela, é um casarão rodeado por um belo bosque e que funciona como museu e restaurante.
O Castelinho foi uma das primeiras residências na cidade de Canela. Ele foi construído entre os anos de 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer, imigrantes alemães.
A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante 6 meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura. Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo.
Em 1985 a propriedade transformou-se em museu.
Olá Roni, td bem? Estivemos lá também na primeira semana de agosto, realmente está torta é Divina, rsrs. Eu comi com nata e meu marido com sorvete, eu chá tbém muito bom e ele o vinho alemão. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Você saberia informar qual maçã usada? Como esquentar dentro da panela? A espessura da massa é fina? Pois praticamente não vi massa no meu strudel. Deixar secar a massa sem cobrir? Por qto tempo? A minha tinha passas tbém.
Que demais! Achei massa a receita! Vc fez ? Fica igual? Eu vou tentar ! Porque moro longe e morro de saudade dessa torta