Panna cotta com calda de morango

pANACOTA

Pessoal, tem receitinha chegando. Eu adoro Panna cotta! Essa receita é fácil, rápida e muito saborosa! Sinto que vocês vão adorar!

A panna cotta é uma das sobremesas mais populares na Itália, sua preparação é muito simples e possui um sabor particularmente delicado.

As origens exatas deste doce são desconhecidas, só sabemos que ele nasceu na região de Piemonte no início do século XX . A panna cotta é uma sobremesa que pode ser preparada com muitas variações e combinações. Existem realmente várias preparações semelhantes que exigem a adição de outros ingredientes para criação de novos sabores.

A panna cotta é sobremesa leve e saborosa. Você pode acompanhar com várias caldas como: caramelo, chocolate derretido e frutas frescas da estação. Porém as mais famosas são as combinações com frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilo, morango…). Realmente é dos deuses!

Mão obra:

pANACOTA

Ingredientes

Pannaccota:

  • ½ pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha ou 1 fava de baunilha

Calda:

  • 2 xícaras (chá) de morango
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Panacota: Hidrate a gelatina na água e reserve. Em uma panela, ferva o leite com o creme de leite e o açúcar. Retire a panela do fogo, junte a gelatina, a essência e misture até que a gelatina dissolva completamente. Deixe esfriar e, enquanto isso, lembre-se de misturar o creme de vez em quando. Despeje em um recipiente e deixe no refrigerador até que fique firme, por pelo menos 5 horas (melhor ainda se feita um dia antes).

Calda: Coloque o morango e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo baixo e deixe apurar até que o morango comece a desmanchar. Espere esfriar bem e despeje sobre o creme.

Para desenformar:

Molhe a forma ou as forminhas com um pouco de água (se você quiser aromatizar a Panna Cotta utilize um pouco de licor no lugar na água), este procedimento irá ajudar a desenformar a Panna Cotta depois que ela estiver dura. No momento em que você for servir, coloque a forma rapidamente na água quente antes para ajudar a desenformar.

Você poderá servir a Panna Cotta com as caldas que você desejar ou até mesmo pura, fica uma delícia!

Dicas: Você pode colocar em forminhas e desenformar na hora que for servir ou em taças de vidros e servir individualmente.

Buon appetito!

panna_cotta_de_frutas_vermelhas_620

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*