Fogaccia Deliciosa

Pessoal, hoje eu trago para vocês, uma receita tipicamente italiana.

Essa receita é da cidade de Polignano a Mare na Itália, regia da bela Puglia.

É muito saborosa e fácil de fazer!

Anotem ai:

Ingredientes:

  • 1 Kg de Farina de trigo
  • 1 Pacote de Fermento Biológico fresco (60 grs)
  • 3 Batatas médias cozidas
  • 500 ml a 700 ml da água do cozimento da batata
  • 1 Colher de sopa rasa de açúcar
  • 1 Colher rasa de Sal rosa fino
  • Tomates cereja a gosto
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Manjericão
  • Sal rosa grosso
  • azeite

Preparo:

Numa bancada da pia coloque a farina de trigo e fazer uma abertura nela, tipo um vulcãozinho, colocar fermento (4 tabletes), colocar por cima açúcar, sal rosa fino, deixe agir por 7 min, após corte o fermento para aumentar a área de contato dele com o açúcar e o sal. Enquanto isso cozinhe as 3 batatas médias e reserve a água do cozimento.

Corte os tomates cerejas ao meio, coloque manjericão, tempere com sal rosa fino e azeite. Corte também as azeitonas ao meio para colocar juntamente com os tomates na hora de decorar.

Voltando a massa, agora é hora de amassar o fermento com um garfo até virar um liquido pastoso, em seguida cubra o fermento com a farinha das bordas, comece a misturar a massa esfregando como se estivesse lavando as mãos, tipo sovando mesmo, e tire todas as pelotinhas que formar. Agora remodele a massa como se abrisse um buraco, tipo um vulcãozinho novamente e espremer as batatas com casca e tudo sobre a massa.

Obs: A casca da batata vai ficar no espremedor.

Volte a esfregar a massa com a batata como foi feito anteriormente com o fermento. Vai ficar tipo uma farofa. Não deixe formar pelotas. Continue esfarelando a massa como se estivesse lavando as mãos. Novamente abra a massa como se estivesse abrindo um buraco nela e coloque aos poucos a água do cozimento das batatas. Vá misturando aos poucos.

Assim que terminar de modelar a massa, deixe no formato de uma bola, faça uma cruz com a mão e da um beijinho como manda a tradição italiana. Coloque a massa numa vasilha grande, cubra muito bem com panos de prato e em seguida coloque uma toalha de rosto por cima pois precisa fechar bem para aquecer a massa para ela crescer. Ela vai dobrar de tamanho. Deixe descansar por 30 minutos.

Unte uma assadeira com azeite, inclusive as bordas. Preaquecer o forno a 200 graus.

Agora chegou na hora de descobrir a massa, ela já vai ter dobrado de tamanho. Unte as mãos com azeite e pega um pedaço da massa e comece a espalhar na assadeira. Faça uns pontos com as pontas de um dos dedos em toda a massa e coloque os tomates, manjericão e azeitonas. Coloque por cima de toda a massa um fio de azeite a gosto por cima e sal rosa rosa para finalizar.

Obs: A massa já esta prontinha para ir ao forno se você quiser deixar a massa descansar por mais 10 minutos é opcional. Uma dica é atravessar por cima da forma uma colher de pau e por cima o pano de prato. Assim o pano que vai cobrir não encosta na massa.

Leve ao forno preaquecido a 220 graus, para assar por 30 a 40 minutos.

Fica uma massa saborosa e crocante.

Sirva com um bom vinho e celebre a vida!

Viva la vita!

Já que estamos em Plena Pandemia. Curtindo a live da Ivete Sangalo! Eu não podia esquecer de falar: Fique em casa! A sua vida é o bem mais precioso!

Segue um vídeo bem legal mostrando o passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*